Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Rendimentos

Salário médio de 777 euros para enfrentar a crise

por JOÃO CRISTÓVÃO BAPTISTA  

Salário médio de 777 euros para enfrentar a crise

É este o valor médio dos salários de 37% dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal, de acordo com o INE. No fim de Junho, o salário médio nacional era de 777 euros/mês. Pouco para fazer face à austeridade imposta pelo Orçamento de 2011.

É com pouco menos de 780 euros mensais que muitos portugueses vão ter de se adaptar ao aumento de impostos e do custo de vida previsto na proposta de Orçamento do Estado do próximo ano. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), no final do segundo trimestre de 2010 o rendimento salarial médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem fixava-se nos 777 euros. Ao todo, há cerca de 1,44 milhões de pessoas que recebem menos de 600 euros por mês, perto de 37% do total de trabalhadores por conta de outrem que há no País.

Caso o OE seja aprovado pela Assembleia da República, é com estes valores que grande parte dos trabalhadores por conta de outrem vão ter de enfrentar o aumento do IVA para 23%, o congelamento ou corte de salários - no caso da Função Pública - e a redução das deduções em sede de IRS. Segundo as contas do economista Eugénio Rosa, tudo somado, o impacto das medidas previstas no OE deverá representar uma quebra de cerca de 3% no rendimento médio de cada contribuinte.

"Quem não tiver aumentos no próximo ano pode contar desde já com uma perda de 2,2% no poder de compra, já que é este o valor da inflação previsto pelo Governo para 2011", explicou ao DN o economista, recordando que "ainda temos de juntar a isto a actualização do IRS e, no caso dos funcionários públicos, o aumento de 1% nas contribuições para a Caixa Geral de Aposentações".

"Tudo somado, e numa estimativa livre, podemos já concluir que a perda do poder de compra deverá oscilar entre os 2,5% e os 3%", afirmou Eugénio Rosa. Caso estas previsões se confirmem, num cenário de rendimento líquido de 777 euros mensais, haverá uma perda real de poder de compra na ordem dos 23,3 euros por mês. Outros especialistas, como José Silva Jorge e João Duque, admitiram ao DNque poderá haver um impacto muito grande destas medidas no rendimento real dos trabalhadores por conta de outrem, mas escusaram-se a quantificar os seus efeitos.

De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística, é no sector da agricultura, pecuária e pescas que os salários são mais baixos. No universo de 82 mil pessoas que trabalham neste sector, apenas 3200 ganham mais de 900 euros por mês. Aqui, mais de 60% dos trabalhadores recebem um salário inferior a 600 euros mensais (ver infografia). No que diz respeito ao rendimento médio, é aqui que se registam os valores mais baixos: 531 euros mensais, contra os 703 euros registados no sector da indústria, construção e energia, e os 821 euros que auferem, em média, os trabalhadores dos serviços.


Patrocínio
 
27513Visualizações
89Impressões
58Comentários
21Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Empreendedorismo Agrícola - 300x100


PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Acha que Jorge Jesus vai conseguir fazer a dobradinha?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper