Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Estudo

Palavra mãe mantém sonoridade desde idade da pedra

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato  

Palavras como eu, nós, mãe ou casca mantêm, em algumas línguas, a mesma sonoridade que tinham na idade da pedra, de acordo com um estudo publicado nos Estados Unidos.

Linguistas britânicos concluíram que os nossos antepassados que viveram na Europa na Pré-História utilizavam certas palavras que são reconhecíveis em línguas modernas, mantendo o mesmo significado.

"Alguns nomes, verbos, adjetivos e advérbios descendem de uma linguagem utilizada pelo Homem há cerca de 15.000 anos", disse Mark Pagel, autor do estudo e professor de Biologia Evolutiva no Reino Unido, citado pela AFP, dando como exemplo as palavras eu, nós, vós, mãe e casca.

Com recurso a um modelo informático, os investigadores conseguiram determinar algumas palavras que mudaram muito pouco ao longo do tempo, o que comprova a existência de uma grande família de línguas que unifica sete grupos da Eurásia, revela o estudo.

Até agora os linguistas baseavam-se a investigação apenas no estudo de sons similares entre palavras para perceber aquelas que tinham origem ancestral comum.

Nesta pesquisa, a equipa de Mark Pagel partiu do princípio que as palavras utilizadas quotidianamente provavelmente permaneceram imutáveis durante longos períodos.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3905Visualizações
11Impressões
20Comentários
8Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Ricardo Salgado vai ter um julgamento justo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper