Diário de Notícias Diário de Notícias

Saúde

Descoberta origem de um agressivo cancro do ovário

por Elisa David, editado por Ricardo Simões Ferreira

Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriram a origem dos tumores ovarianos epiteliais, uma das principais causas de morte prematura na mulher americana.

Em testes realizados em ratos, utilizando as mais recentes técnicas de pesquisa genética, os cientistas descobriram que algumas células do hilo do ovário - ponto de inserção de um vaso sanguíneo no tecido - contém um marcador celular, denominado ALDH1 que pode transportar o gene cancerígeno para o organismo.

O site especializado Science Daily descreve que ao procederem à microdissecagem do ovário e das células do hilo, os investigadores conseguiram desativar dois supressores de genes cancerígenos, que são geralmente alterados pelo carcinoma de ovário humano.

Uma pequena percentagem dos ratos injetados com com células alteradas acabou por desenvolver cancro e quase todos os que foram injetados com células do hilo desenvolveu cancros agressivos, metastizados, em muito semelhantes ao carcinoma do ovário humano.

Em trabalhos futuros, os cientistas vão avançar na pesquisa por outras fontes de cancro em zonas de transição ou em outros órgãos, como o estômago, reto e colo do útero.

Compreender como se desenvolve o cancro é importante para poder detetá-lo na sua fase inicial, em que os tratamentos são mais eficazes.

Patrocínio

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado

PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN

sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados