Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


saúde

Crise leva a aumento de procura da Psiquatria

por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca  

O psiquiatra Horácio Firmino, que vai trabalhar na revisão dos critérios de diagnóstico das doenças mentais da Organização Mundial de Saúde, afirmou hoje que existe "um aumento crítico" da procura de apoio desta especialidade, devido à crise económica.

"Vê-se que há um aumento da procura de apoio devido à crise económica que vivemos, às dificuldades económicas e, podemos dizer mesmo, a algumas dificuldades alimentares", disse o médico do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A par com o psiquiatra do Hospital de Guimarães Carlos Mendonça Lima, Horácio Firmino integra um conjunto de peritos internacionais que vai trabalhar na revisão dos critérios para o diagnóstico das doenças mentais, processo em que a crise e a economia serão aspetos a investigar como causas destas patologias.

Na edição de hoje, o Jornal de Notícias titula que "Crise vai ser reconhecida como causa de doença", referindo que estes dois médicos de Portugal integram o grupo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que vai rever a tabela de doenças psiquiátricas.

"Existe um conjunto de circunstâncias que são precipitantes da doença mental, os aspetos psicossociais e, dentro destes, existem, nomeadamente, a desnutrição, o desemprego, a falta de dinheiro, toda a situação de 'stress' vivencial que tem a ver com a crise económica que vivemos", salientou o psiquiatra do CHUC que, com o colega de Guimarães, se vai debruçar sobre a saúde mental da terceira idade.

Segundo o coordenador da Gerontopsiquiatria daquele serviço do CHUC, estes aspetos, geradores de ansiedade e depressão, "muitas vezes, são negligenciados em termos de diagnóstico".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3377Visualizações
7Impressões
11Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Portugal pode ter um cargo de topo na Comissão Europeia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper