Diário de Notícias Diário de Notícias

Durante filmagens para série de TV

Biólogo descobre um novo "grilo nadador" na Venezuela

por Texto da agência Lusa publicado por Paula Mourato

Durante a gravação de um episódio da série "Escuridão: o mundo natural durante a noite", da BBC, um biólogo descobriu uma nova espécie de um inseto venezuelano, a que batizou como "grilo nadador".

"É o animal mais incrível que vi (...) nada debaixo de água, impulsionando-se com as patas da frente como se estivesse nadando ao estilo livre e dando pontapés com as (patas) traseiras", explicou.

A descoberta foi feita durante a exploração de uma cova de um "tepuy", uma montanha com paredes verticais abruptas e com a parte superior plana, característica das regiões do sudeste venezuelano.

O biólogo indicou ainda dois outros animais que poderiam ser exclusivos da Venezuela, entre eles um peixe gato, de cor pálida e sem olhos, que navegava usando órgãos sensoriais na cabeça.

Também detetou uma "opilión" (aranha ou escorpião de pernas longas) que acredita ser novidade para a ciência e que não reagiu à luz das lanternas, verificando depois que não tinha olhos.

"Como biólogo não posso expressar em palavras a emoção que se sente ao filmar algo que jamais tinha sido registado, o que foi originalmente, tal como um peixe gato que se converteu num peixe isolado nestas covas subterrâneas, e um animal (aracnídeo) muito estranho que não lembro de ter visto em nenhuma ilustração, pelo que poderia ser uma espécie não descrita até ao momento", disse.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte