Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Tecnologia

Aplicação para localizar alforrecas em praias de Barcelona

por Leonor Mateus Ferreira, editada por Helena Tecedeiro  

Aplicação para localizar alforrecas em praias de Barcelona
Fotografia © Reuters

"Med Jelly" é mais recente aplicação para dispositivos da Apple que envia relatórios em tempo real sobre a presença de alforrecas nas praias de Barcelona. A aplicação ajuda ainda a reconhecer a espécie e o que fazer em caso de picada.

Uma equipa de investigadores do Conselho Superior de Investigação Científica espanhol e a Comissão de Ciência Mediterrânea que incorpora vários estados europeus lançou uma versão piloto que ajuda a identificar o risco e facilitar o reconhecimento dos animais mais perigosos.

O download da aplicação é gratuito e está disponível para iPhone e iPad, mas qualquer pessoa pode aceder aos dados através da Internet, segundo a agência EFE. "Med Jelly" foi desenvolvida em colaboração com os municípios da zona metropolitana de Barcelona e com os serviços de socorro.

"A aplicação foi concebida para proporcionar ao público uma ferramenta útil e amplamente acessível sobre um tema de crescente preocupação. O objetivo é informar de forma clara e precisa sobre alforrecas: que espécies existem, quais posso encontrar na praia e o que fazer em caso de picada", explicou Macarena Marambio, investigadora do CSIC, ao jornal espanhol ABC.

Além de informações sobre meteorologia, ondas, condições do mar e índice de radiações ultra violeta, a aplicação informa sobre as espécies que nadam perto da costa com fotografias e textos explicativos. Os utilizadores podem ainda deixar comentários para completar a informação disponível.


Patrocínio
 
5080Visualizações
1 Impressão
1 Comentário
5Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper