Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Tecnologia

Iluminação promete mais visibilidade na condução à chuva

por Leonor Mateus Ferreira, editada por Helena Tecedeiro  

Iluminação promete mais visibilidade na condução à chuva

Conduzir de noite e à chuva é uma tarefa difícil que pode agora ser facilitada. O asfalto torna-se escorregadio e a visibilidade reduzida. Um grupo de investigadores desenvolveu um sistema de iluminação que lida com esse problema e promete melhorar a visibilidade.

Os faróis iluminam a estrada mas as gotas de água criam um reflexo que pode ofuscar e numa tempestade pode ver-se a apenas alguns metros de distância. O desenho técnico já foi feito e o protótipo testado em laboratório por cientistas da Universidade Carnegie Mellon (EUA). Por agora é apenas capaz de melhorar a visibilidade quando a velocidade do veículo é baixa. Mas é um começo promissor.

A ideia é construir um sistema que deteta as gotas de chuva ou flocos de neve, prever a sua trajetória e interromper os raios de luz que se refletiriam neles. O efeito para o condutor é que o reflexo das gotas desaparece do seu campo de visão, o que aumenta a sua visibilidade global.

Este modelo exige um sistema de iluminação LED, enquanto a maioria dos automóveis possui ainda um sistema com uma única lâmpada. Um conjunto de lâmpadas LED permite ligar e desligar apenas algumas partes convenientes rapidamente.

Segundo o jornal espanhol ABC, os cientistas responsáveis pelo protótipo afirmaram que este é ainda desajeitado e lento e esperam melhores resultados nos próximos três ou quatro anos. De momento, o invento é capaz de evitar 70% dos reflexos indesejados a cerca de 40 km/h. A eficácia é reduzida para menos de 50% a 100 km/h.

Os investigadores reconhecem que a comercialização ainda está muito longe de acontecer. Além dos três ou quatro anos a melhorar o sistema, serão ainda necessários outros tantos antes de chegar ao público.


Patrocínio
 
3787Visualizações
5Impressões
4Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Considera que a canonização do papa João Paulo II está a ser feita cedo demais?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper