por Leonor Mateus Ferreira, editado por Ricardo Simões Ferreira
Um icebergue com o dobro do tamanho de Manhattan soltou-se, segunda-feira, de um dos maiores glaciares da Gronelândia.
Há vários que cientistas monitorizavam uma racha na ponta norte do glaciar Petermann, até que os satélites da NASA captaram a separação do icebergue de 46 km quadrados - uma folha de gelo maciço que cobre cerca de quatro quintos da Gronelândia.
O glaciar Petermann está maioritariamente em terra, mas um segmento entra pela água adentro, e foi aí que a separação aconteceu. "É dramático. É perturbador. Temos dados de há 150 anos e nunca vimos mudanças como agora", afirmou Andreas Muenchow, professor da Universidade de Delaware e um dos primeiros pesquisadores a observar a quebra.
É normal que parte dos glaciares se soltem, mas um icebergue tão grande não tem precedentes nos últimos três anos. "Isto já não faz parte das variações naturais", declarou especialista em glaciares da NASA, Eric Rignot.
A quebra no glaciar Petermann representa uma grande perda de gelo, muito maior do que a que aconteceu no ano passado, e uma consequente subida dos níveis da água do mar. O icebergue que se soltou está neste momento a flutuar no mar.
Segundo os investigadores, as temperaturas têm aumentado cerca de 4 graus centígrados nos últimos anos, causando o degelo. É provável que este iceberg siga o mesmo caminho que um outro em 2010 que se partiu em pedaços de gelo mais pequenos e se dirigiram para norte, afirmaram.
Azrael
Caso estejam interessados, a BBC ...
há 301 dias, 5 horas e 48 minutos
Luz.
A política globalista avança rumo ...
há 306 dias, 19 horas e 42 minutos
zorcks
Páh o dobro da manhattan num sei, ...
há 306 dias, 22 horas e 34 minutos
Zé Pacóvio
Gostei da observação de Miguel ...
há 307 dias, 3 horas e 50 minutos
Fiquei a saber por aqui que o ...
há 307 dias, 6 horas e 7 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Fundação Amy Winehouse arrecadou 2,3 milhões num ano
Bieber ameaça processar quem falar das suas festas
Filho de David Beckham segue os passos do pai
Tiago Ribeiro confirma saída de Steven Vitória
Sporting e Náutico defrontam-se à meia-noite
FBI mata indivíduo "ligado" a um dos autores do atentado
Moutinho e James estão a caminho do Mónaco
Distúrbios no arredores de Estocolmo há três dias seguidos
Iniciado abate de cerca de 10 mil cavalos selvagens
Sindicato considera inadmissível pagar mais ADSE
Isenção de IRS para bombeiros voluntários em discussão
"Eleições seriam mais problema do que solução"
Horário de 40 horas na função pública avança este ano
Homem que se suicidou era contra casamento gay
Taxa sobre pensionistas "só em último recurso"
Se negociasse com a 'troika' "no mínimo, gritava"
Acredita que Vítor Pereira vai continuar a ser o treinador do FC Porto na próxima temporada?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN