Diário de Notícias Diário de Notícias

LHC

Descoberta nova partícula que pode ser o bosão de Higgs

por Lusa, editado por Ricardo Simões Ferreira

Peter Higgs, o físico que previu a existência do bosão com o seu nome, foi convidado para o anúncio esta manhã no CERN Fotografia © REUTERS/Denis Balibouse

A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou esta manhã que descobriu uma partícula nova que pode ser o bosão de Higgs, elemento subatómico fundamental para conferir massa ao universo

Os físicos têm tentado encontrar provas da existência do bosão de Higgs há quase 50 anos. A partícula entrou no léxico comum quando começou a ser chamada, pelos jornalistas, como a "partícula de Deus".

Nos últimos dias, os cientistas poderão ter finalmente encontrado este elemento. A partícula hoje anunciada, afirmam os investigadores, tem características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs, mas são ainda precisas mais experiências para o confirmar.

O bosão de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspetos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.

Os resultados das pesquisas, que não são conclusivos, porque os cientistas preferem manter a prudência, são hoje explicados numa conferência de imprensa.

Patrocínio

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado

PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim