Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Espaço

A China também quer ir à Lua

por Lusa  

A chegada da tripulação chinesa
A chegada da tripulação chinesa Fotografia © China Daily/ Reuters

A China vai construir uma nave espacial maior para missões mais prolongadas no tempo depois do sucesso da Shenzhou9 que abre agora a possibilidade de construção de uma estação espacial tripulada ou mesmo colocar um homem na lua, revelaram especialistas internacionais.

A nave "Shenzhou-9" regressou à terra, depois de uma missão de treze dias no espaço e que incluiu a acoplagem com o protótipo de uma estação espacial.

Foi a primeira manobra do género feita por astronautas chineses, evidenciando o domínio de uma tecnologia que só os Estados Unidos e a Rússia possuíam, e também a mais prolongada missão espacial realizada pela China. Entre os três tripulantes da nave figura a primeira astronauta da China, Liu Yang.

A "Shenzhou-9" - um engenho com 9,2 metros de comprimento e 2,8 metros de diâmetro - aterrou na Mongólia Interior, norte da China, cerca das 10:00 (03:00 em Lisboa). Como o lançamento, no passado dia 16, a aterragem foi transmitida em direto pela televisão. Os últimos dez quilómetros da viagem foram feitos com a ajuda de um pára-quedas, que suaviza o impacto no solo.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, assistiu à operação no Centro de Controlo Aeroespacial, em Pequim, acompanhado por dois outros membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista, He Guoqiang e Zhou Yongkang.

Durante a sua missão, a "Shenzhou-9" acoplou duas vezes com o 'Tiangong-1', um módulo com 10,4 metros de comprimento e 3,35 metros de diâmetro, lançado em setembro passado e que se encontra numa órbita a cerca de 350 quilómetros da terra.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
4272Visualizações
0Impressões
4Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper