Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Espaço

A China também quer ir à Lua

por Lusa  

A chegada da tripulação chinesa
A chegada da tripulação chinesa Fotografia © China Daily/ Reuters

A China vai construir uma nave espacial maior para missões mais prolongadas no tempo depois do sucesso da Shenzhou9 que abre agora a possibilidade de construção de uma estação espacial tripulada ou mesmo colocar um homem na lua, revelaram especialistas internacionais.

A nave "Shenzhou-9" regressou à terra, depois de uma missão de treze dias no espaço e que incluiu a acoplagem com o protótipo de uma estação espacial.

Foi a primeira manobra do género feita por astronautas chineses, evidenciando o domínio de uma tecnologia que só os Estados Unidos e a Rússia possuíam, e também a mais prolongada missão espacial realizada pela China. Entre os três tripulantes da nave figura a primeira astronauta da China, Liu Yang.

A "Shenzhou-9" - um engenho com 9,2 metros de comprimento e 2,8 metros de diâmetro - aterrou na Mongólia Interior, norte da China, cerca das 10:00 (03:00 em Lisboa). Como o lançamento, no passado dia 16, a aterragem foi transmitida em direto pela televisão. Os últimos dez quilómetros da viagem foram feitos com a ajuda de um pára-quedas, que suaviza o impacto no solo.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, assistiu à operação no Centro de Controlo Aeroespacial, em Pequim, acompanhado por dois outros membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista, He Guoqiang e Zhou Yongkang.

Durante a sua missão, a "Shenzhou-9" acoplou duas vezes com o 'Tiangong-1', um módulo com 10,4 metros de comprimento e 3,35 metros de diâmetro, lançado em setembro passado e que se encontra numa órbita a cerca de 350 quilómetros da terra.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3832Visualizações
0Impressões
4Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acha que vai haver novo aumento de impostos?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper