por DN.pt
As mulheres grávidas que passam muitas horas de pé, designadamente no trabalho, arriscam prejudicar o tamanho do bebé, segundo um estudo científico divulgado esta semana
A investigação, liderada por especialistas de Roterdão (Holanda), seguiu a gravidez de 4680 mulheres, entre 2002 e 2006, tendo após o parto relacionado as medições do bebé com a profissão da mãe.
No trabalho agora publicado na revista especializada "Occupational and Environmental Medicine" conclui-se que as mulheres que trabalham em pé têm bebés com cabeças cerca de 3% mais pequenas que a média.
Em análise estiveram mulheres que passavam muito tempo de pé (38,5%), ou que tinham de caminhar bastante (45,5%). Além disso, também foram analisadas mulheres cujo trabalho implica levantar pesos (6%) e outras que trabalham em turnos nocturnos (4%).
Além destes fatores, foi tida em conta a quantidade de horas semanais que as futuras mães trabalharam. 47,5% passava entre 25 e 39 horas semanais no local de trabalho, enquanto 23% ultrapassava as 40 horas.
Os riscos para a gravidez do trabalho prolongado foi já alvo de vários estudos, quase todos apontando no sentido de que, quanto mais horas semanais a mulher trabalha, maior o risco de desenvolvimento de defeitos congénitos ou nascimentos prematuros.
Agostinho
O seu comentário é que é disparatado. ...
há 323 dias, 20 horas e 53 minutos
fjrc
MAIS 1 DISPARATE!!!!! trabalhei ...
há 326 dias, 16 horas e 38 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Águas balneares de Portugal acima da média
Mais de 30 mil empresas fugiram ao IVA no 1.º trimestre
Jorge Sousa apita final da Taça de Portugal
Moutinho e James no Monaco por 70 milhões
Selena Gomez beija Bieber em evento
Brad Pitt diz que deixou as drogas há dez anos
Conselheiros de Estado discutiram eleições antecipadas
Mais de 90 mortos após tornado no Oklahoma
Taylor Swift domina Prémios Billboard 2013
Jovem detido com 50 euros falsos para comprar tabaco
Produtor do Fundão vende folhas de tabaco pela Internet
Equilíbrio entre disciplina financeira e solidariedade
Abreu Amorim admite ter sido "infeliz"
Programa brasileiro investigado por gozar com portugueses
Maioria dos jovens acha normal a violência no namoro
Mário Soares saiu do encontro por motivos de saúde
Florentino Pérez rescinde com Mourinho
Leonardo Jardim é uma boa escolha para treinador do Sporting?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN