Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Cinema

Disney abandona a animação em 2D (pelo menos para já)

por Elisa David, editado por Ricardo Simões Ferreira  

A Princesa e o Sapo, de 2009, é o último filme produzido pela Disney em animação tradicional
A Princesa e o Sapo, de 2009, é o último filme produzido pela Disney em animação tradicional Fotografia © Disney

A Disney, responsável por clássicos infantis como Branca de Neve e os Sete Anões, Fantasia e Bambi, admitiu não ter planos para voltar à animação tradicional, em 2D, feita à mão sem recurso a computadores.

Bob Iger, o presidente executivo das empresas Walt Disney, revelou que, neste momento, nenhum dos estúdios de animação está a trabalhar em formato 2D e que, por agora, os desenhos 'feitos à mão' pararam nas indústrias Disney.

"Que eu tenha conhecimento, neste momento, nós não estamos a produzir filmes em 2D. Há muita coisa a passar-se no mundo da animação desenhada à mão, mas isso acontece maioritariamente no plano da televisão", disse Iger na reunião de acionistas que decorreu em Phoenix (Arizona), citado pelo jornal britânico The Guardian.

Apesar de afirmar que não existem planos para voltar ao antigamente, o CEO da Disney admite não querer deixar a ideia morrer: "Nós não estamos necessariamente a excluir essa possibilidade, apenas não existe nenhum projeto desse tipo neste momento".

Aquando o lançamento de Bolt, em 2009, John Lasseter, patrão da Pixar e diretor criativo da Disney, confessou ter recontratado uma equipa de ilustradores da velha guarda, que tinham deixado a Disney com o advento das novas tecnologias. No entanto, não há notícia de qualquer projeto executado por estes profissionais.

O último filme realizado em formato tradicional foi A Princesa e o Sapo (2009) e, mesmo depois do anúncio do fim da 'produção tradicional', o estúdio vai oferecer um estágio especializado em animação em 2D, no início deste verão.


Patrocínio
 
3793Visualizações
0Impressões
2Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper