Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Prémio a Maria Teresa Horta

Casa de Mateus não espera pelo fim de Passos Coelho

por João Céu e Silva  

Casa de Mateus não espera pelo fim de Passos Coelho
Fotografia © João Girão/Global Imagens

O presidente da Fundação Casa de Mateus, Fernando Albuquerque, decidiu cancelar definitivamente a sessão de entrega do Prémio D. Dinis: "Não haverá cerimónia solene."

Fernando Albuquerque adiantou que Maria Teresa Horta, a autora premiada pelo romance 'As Luzes de Leonor', receberá o cheque em casa e fica encerrado o caso tão polémico. Para o responsável, adiar a cerimónia era impensável: "Não tinha sentido fazê-lo. Isso era como ficar à espera que este Governo caísse e o primeiro-ministro foi eleito por quatro anos. Não nos compete formular esse tipo de cenários!" Quanto à reação de Passos à atitude de Teresa Horta, o responsável da Casa de Mateus disse que o gabinete de Passos Coelho respondeu laconicamente: "Se a senhora não vai, o primeiro-ministro também não irá."

A recusa em receber das mãos do primeiro-ministro o prestigiado prémio que lhe foi atribuído pela Fundação Casa de Mateus tornou-se no primeiro ato público de rebelião por parte de um escritor contra o Governo. Para Maria Teresa Horta, conforme referiu ao DN, era-lhe impossível compatibilizar o seu percurso de vida e pensamento com um ato em que estaria presente o principal responsável pelo fim da política cultural: "Basta ver a importância da cultura para este Governo, que acabou logo com o Ministério da Cultura." Para Maria Teresa Hora, pior era ser Passos Coelho a entregar-lhe o Prémio D. Dinis: "É inadmissível receber o prémio de alguém que protagoniza a política que aumenta o desemprego, a pobreza, retira aos reformados o que lhe é devido por terem descontado durante a vida e elimina todos os valores de Abril em Portugal."


Patrocínio
 
25404Visualizações
16Impressões
227Comentários
11Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 


PUB


Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper