Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


CINEMA - estreias

Um desejo de crianças na idade das famílias desfeitas

por Flávio Gonçalves  

Um desejo de crianças na idade das famílias desfeitas

Chegou esta semana às salas portuguesas o filme "O Meu Maior Desejo", a mais recente longa- metragem do japonês Hirokazu Koreeda, o mesmo autor de "Ninguém Sabe" e "Andando"

O segredo foi desvendado e partilhado com poucos: quando, na nova linha férrea que liga as cidades japonesas de Kagoshima e Hakata, os dois primeiros TGV se cruzarem a meio do caminho acontecerá nada mais que... um milagre. Um milagre extraordinário, sim, mas também muito simples: quem lá os estiver a ver e pedir o seu desejo mais forte então pode acreditar que ele se concretizará.

Acreditar em algo de tão caricato e quase anedótico pode, provavelmente, estar apenas reservado às crianças. É o que, pelo menos, nos parece querer dizer o realizador japonês Hirokazu Koreeda na sua mais recente longa-metragem, que acaba de se estrear nas salas de cinema portuguesas, O Meu Maior Desejo (o título original é, simplesmente, kiseki: milagre, em japonês).

Neste filme, tão leve como as memórias felizes de infância, o milagre é apenas o ponto de chegada para uma fábula que gravita sobre aquele que parece ser um dos temas centrais de Koreeda: a possibilidade de união de uma família desagregada.

Aqui, a câmara desce à altura das crianças para acompanharmos duas viagens paralelas: a do jovem protagonista de 12 anos Koichi, que vive com a mãe e avós, e a do irmão mais novo, Ryunosuke, que vive no Sul da região com o pai. O "maior desejo" do primeiro é um: reunir a família. E é o que traz no pensamento quando ele e o irmão engendram com os amigos o plano para fugir de casa e da escola e viajarem até ao destino onde os comboios se entrecruzarão.

Filme "de aventura", mas sobretudo um filme cujo olhar (e, já agora, arco dramático) o distingue de um feel-good movie formatado pelo modelo "Disney Channel". Importa, no entanto, admitir que este é provavelmente um dos filmes mais esperançosos de Koreeda.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1436Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A Justiça está a ser muito demorada na aplicação da medida de coação a José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper