Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


CINEMA - estreias

Um desejo de crianças na idade das famílias desfeitas

por Flávio Gonçalves  

Um desejo de crianças na idade das famílias desfeitas

Chegou esta semana às salas portuguesas o filme "O Meu Maior Desejo", a mais recente longa- metragem do japonês Hirokazu Koreeda, o mesmo autor de "Ninguém Sabe" e "Andando"

O segredo foi desvendado e partilhado com poucos: quando, na nova linha férrea que liga as cidades japonesas de Kagoshima e Hakata, os dois primeiros TGV se cruzarem a meio do caminho acontecerá nada mais que... um milagre. Um milagre extraordinário, sim, mas também muito simples: quem lá os estiver a ver e pedir o seu desejo mais forte então pode acreditar que ele se concretizará.

Acreditar em algo de tão caricato e quase anedótico pode, provavelmente, estar apenas reservado às crianças. É o que, pelo menos, nos parece querer dizer o realizador japonês Hirokazu Koreeda na sua mais recente longa-metragem, que acaba de se estrear nas salas de cinema portuguesas, O Meu Maior Desejo (o título original é, simplesmente, kiseki: milagre, em japonês).

Neste filme, tão leve como as memórias felizes de infância, o milagre é apenas o ponto de chegada para uma fábula que gravita sobre aquele que parece ser um dos temas centrais de Koreeda: a possibilidade de união de uma família desagregada.

Aqui, a câmara desce à altura das crianças para acompanharmos duas viagens paralelas: a do jovem protagonista de 12 anos Koichi, que vive com a mãe e avós, e a do irmão mais novo, Ryunosuke, que vive no Sul da região com o pai. O "maior desejo" do primeiro é um: reunir a família. E é o que traz no pensamento quando ele e o irmão engendram com os amigos o plano para fugir de casa e da escola e viajarem até ao destino onde os comboios se entrecruzarão.

Filme "de aventura", mas sobretudo um filme cujo olhar (e, já agora, arco dramático) o distingue de um feel-good movie formatado pelo modelo "Disney Channel". Importa, no entanto, admitir que este é provavelmente um dos filmes mais esperançosos de Koreeda.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1363Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Artur tem condições para voltar a ser titular do Benfica?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper