por João Moço
Acaba de ser reeditado Pisces Iscariot, disco de raridades lançado em 1994, numa caixa com dois CDs, um DVD, postais e a primeira maquete em cassete gravada pelos Smashing Pumpkins.
No final do ano passado os Smashing Pumpkins iniciaram uma campanha de reedição de todo o seu catálogo discográfico. Primeiro com caixas especiais para Gish (1991) e Siamese Dream (1993), revelando então essas reedições quase tudo o que caracterizou a banda de Billy Corgan antes de chegar ao estrelato. No entanto, se se poderia pensar que essa fase do grupo estava devidamente documentada com as reedições luxuosas e completas desses dois álbuns, agora chegou a reedição de Pisces Iscariot, disco lançado em 1994 e que, em tempos, chegou a ser confundido por um terceiro álbum de estúdio dos Smashing Pumpkins mas que, na verdade, não foi mais que um aglomerado de raridades e lados b reunidos num disco que documenta também uma fase de transição para o grupo.
Pisces Iscariot foi de tal forma bem recebido pelos fãs que rapidamente ultrapassou a marca de um milhão de discos vendidos só nos EUA, feito raro para uma coletânea de temas que tinham sido deixados à margem. Se por um lado poderia parecer redundante uma reedição deste disco, devido às muitas novidades que os anteriores lançamentos de Gish e Siamese Dream revelaram, na verdade, esta nova edição de Pisces Iscariot não fica aquém do trabalho desenvolvido anteriormente. Entre uma das maiores preciosidades está a primeira maquete, em cassete, gravada pelo grupo, há 23 anos. Já o DVD, que acompanha esta reedição, contém imagens de um atuação para o programa televisivo Pulse Cable, em 1988, três anos antes de lançarem o primeiro álbum. Aqui podemos ver como os Smashing Pumpkins ainda estavam distantes da megalomania sonora que mais tarde os veio a caracterizar, além de ser perceptível uma cumplicidade entre os músicos, algo raro para um grupo que ficou marcado pelas intensas desavenças. O DVD contém ainda atuções em Londres, Chicago, Milwaukee e no festival Lollapalooza, entre 1989 e 1994.
O segundo disco que acompanha esta reedição contém várias novidades que até hoje nunca tinham sido lançadas em disco, como são disso exemplo versões de Neil Young (Cinnamon Girl) ou Velvet Underground (Venus in Furs).
Os temas originais de Pisces Iscariot surgem agora rematerizados, trabalho desenvolvido com preciosismo, já que em vários momentos são perceptíveis pormenores sonoros que na sua edição original estavam abafados. Apesar de ser um disco de "sobras", Pisces Iscariot contém canções que demonstram o talento maior para a composição que na altura habitava nas mãos de Billy Corgan. Soothe e Whir, por exemplo, são dos temas mais sóbrios, mas não menos belos, que Corgan alguma vez compôs, mostrando como a sua capacidade para compor grandes canções se destacava quando não se encontrava obcecado por ambições megalómanas. Mesmo quando o registo se torna mais agressivo, como em Frail and Bedazzled ou Starla, percebe-se como estas canções não têm qualquer preocupação em se tornarem marcos definitivos do percurso da banda, soando ainda hoje revigorantes.
No final esta reedição de Pisces Iscariot é um regalo nostálgico para os fãs de Smashing Pumpkins.
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
15
Polícia francesa apreende aspirinas falsificadas
Rebeldes maoístas matam pelo menos 17 pessoas
Barcelona confirma contratação de Neymar
Mota Soares diz-se convicto de que TSU não será aplicada
Jogador que assumiu ser homossexual nos LA Galaxy
O mar no teatro atrai pessoas de todo o mundo
MI5 tentou recrutar suspeito do ataque a soldado
Angelina Jolie retratada em pintura após dupla mastectomia
Liverpool oferece 3,5 milhões de euros para levar Atsu
Eva Longoria termina curso superior aos 38 anos
Bayern Munique vence a Liga dos Campeões
CGTP convoca para quinta-feira jornada de luta
Pinto da Costa: "Vendemos uma maçã podre por 25 milhões"
Moita Flores compara Portas a Paulo Futre
Arménio prevê "muitos milhares" na manif em Lisboa
Renegociar défice de 4 para 4,5% "pode não ser suficiente"
"Mau negócio", diz Bruno de Carvalho sobre Moutinho
Bayern de Munique é justo vencedor da Liga dos Campeões?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN