Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Discos

A fase de transição dos Smashing Pumpkins

por João Moço  

A fase de transição dos Smashing Pumpkins

Acaba de ser reeditado Pisces Iscariot, disco de raridades lançado em 1994, numa caixa com dois CDs, um DVD, postais e a primeira maquete em cassete gravada pelos Smashing Pumpkins.

No final do ano passado os Smashing Pumpkins iniciaram uma campanha de reedição de todo o seu catálogo discográfico. Primeiro com caixas especiais para Gish (1991) e Siamese Dream (1993), revelando então essas reedições quase tudo o que caracterizou a banda de Billy Corgan antes de chegar ao estrelato. No entanto, se se poderia pensar que essa fase do grupo estava devidamente documentada com as reedições luxuosas e completas desses dois álbuns, agora chegou a reedição de Pisces Iscariot, disco lançado em 1994 e que, em tempos, chegou a ser confundido por um terceiro álbum de estúdio dos Smashing Pumpkins mas que, na verdade, não foi mais que um aglomerado de raridades e lados b reunidos num disco que documenta também uma fase de transição para o grupo.

Pisces Iscariot foi de tal forma bem recebido pelos fãs que rapidamente ultrapassou a marca de um milhão de discos vendidos só nos EUA, feito raro para uma coletânea de temas que tinham sido deixados à margem. Se por um lado poderia parecer redundante uma reedição deste disco, devido às muitas novidades que os anteriores lançamentos de Gish e Siamese Dream revelaram, na verdade, esta nova edição de Pisces Iscariot não fica aquém do trabalho desenvolvido anteriormente. Entre uma das maiores preciosidades está a primeira maquete, em cassete, gravada pelo grupo, há 23 anos. Já o DVD, que acompanha esta reedição, contém imagens de um atuação para o programa televisivo Pulse Cable, em 1988, três anos antes de lançarem o primeiro álbum. Aqui podemos ver como os Smashing Pumpkins ainda estavam distantes da megalomania sonora que mais tarde os veio a caracterizar, além de ser perceptível uma cumplicidade entre os músicos, algo raro para um grupo que ficou marcado pelas intensas desavenças. O DVD contém ainda atuções em Londres, Chicago, Milwaukee e no festival Lollapalooza, entre 1989 e 1994.

O segundo disco que acompanha esta reedição contém várias novidades que até hoje nunca tinham sido lançadas em disco, como são disso exemplo versões de Neil Young (Cinnamon Girl) ou Velvet Underground (Venus in Furs).

Os temas originais de Pisces Iscariot surgem agora rematerizados, trabalho desenvolvido com preciosismo, já que em vários momentos são perceptíveis pormenores sonoros que na sua edição original estavam abafados. Apesar de ser um disco de "sobras", Pisces Iscariot contém canções que demonstram o talento maior para a composição que na altura habitava nas mãos de Billy Corgan. Soothe e Whir, por exemplo, são dos temas mais sóbrios, mas não menos belos, que Corgan alguma vez compôs, mostrando como a sua capacidade para compor grandes canções se destacava quando não se encontrava obcecado por ambições megalómanas. Mesmo quando o registo se torna mais agressivo, como em Frail and Bedazzled ou Starla, percebe-se como estas canções não têm qualquer preocupação em se tornarem marcos definitivos do percurso da banda, soando ainda hoje revigorantes.

No final esta reedição de Pisces Iscariot é um regalo nostálgico para os fãs de Smashing Pumpkins.


Patrocínio
 
911Visualizações
3Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper