Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Optimus Alive

O triunfo dos Radiohead em Algés

por João Moço  

O triunfo dos Radiohead em Algés
Fotografia © João Girão/Global Imagens

No Passeio Marítimo de Algés o grupo britânico apresentou um espetáculo desafiante a todos os níveis.

"Não tocaram a Creep", dizia uma fã dos Radiohead no final do concerto do grupo nesta sexta edição do Optimus Alive. Claro que os Radiohead não tocaram a Creep. Porque hoje eles estão diametralmente opostos do grupo que em 1993 lançou um single que refletia mais os ecos do grunge do que propriamente as ambições artísticas dos próprios músicos.

Os Radiohead de 2012, os que se apresentaram perante um recinto lotadíssimo (55 mil pessoas) no domingo à noite estão bem mais interessados na experiência sonora em torno da canção pop do que viver à custa da nostalgia.

Foi por isso entusiasmente ver como o grupo não se rege pelas convenções normativas da "tradicional" banda de estádio. O alinhamento esteve longe de ser um mero desenrolar de sucessos, tendo-se concentrado bastante nas canções dos últimos trabalhos, nomeadamente The King of Limbs (2011) e In Rainbows (2007).

Thom Yorke e companhiam souberam assim como fugir aos lugares comuns da maioria das bandas que aturam perante as massas, não caindo no cliché do elogio vazio ou da constante comunicação que pouca mensagem tem.

Visualmente apresentaram o espetáculo mais apurado a nível estético desta edição do Optimus Alive, não só pelos jogos de câmaras que mostravam simultaneamente os vários elementos do grupo, mas pelo trabalho de luzes impactante. Esse desafio esteve em consonância com as canções dos Radiohead, formalmente complexas, repletas de pormenores sónicos, fazendo com que seja uma surpresa ver 55 mil pessoas rendidas a este tipo de desafio.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
7046Visualizações
2Impressões
10Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper