Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Quadro de Munch

Desvendado mistério da compra de 'O Grito'

por Leonor Mateus Ferreira, editado por Patrícia Viegas  

Foi o empresário norte americano Leon Black quem pagou 91 milhões de euros pelo quadro, em maio, num leilão em Nova Iorque, noticia o Wall Street Journal.

A família real do Qatar começou por ser a principal suspeita de ter pago o valor exorbitante pela obra de Edvard Munch. Mas agora as suspeitas viraram-se para o milionário norte americano Leon Black como a pessoa que estava do outro lado do telefone quando Charles Moffett, vice presidente da Sotheby, lançou a oferta apenas 14 minutos depois do início da licitação.

O empresário, de 60 anos, que se recusou a comentar a informação, é o fundador e destacado membro do fundo de investimento Apollo Management e a sua fortuna pessoal está avaliada em 3 400 milhões de dólares (2 800 milhões de euros), segundo a revista Forbes. Também pertence ao Conselho do New York Metropolitan Museum of Art e do Museu de Arte Moderna.

A venda da quadro do pintor norueguês, a 2 de maio deste ano, despertou grandes expectativas. A licitação começou em 50 milhões de dólares. O valor aumentou a cada minuto e culminou nos 91 milhões de euros, até se tornar a obra mais cara vendida em leilão.

Munch pintou entre 1893 e 1910 quatro versões do trabalho que retrata um homem careca a gritar e a tapar os ouvidos com as mãos, sobre um fundo sangrento em Oslo, num local onde, segundo historiadores de arte, se podem ouvir os gritos de um manicómio. Duas versões pertencem ao Museu Munch na capital norueguesa e a terceira à Galeria Nacional de Oslo. Esta quarta será agora propriedade de Leon Black.


Patrocínio
 
2137Visualizações
0Impressões
2Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Os seus filhos adolescentes ainda querem fazer férias consigo?

SIM
NÃO
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper