por Joana Emídio Marques
Paulo José Miranda, o primeiro poeta e escritor a receber o prémio literário José saramago regressa com "Filhas". O livro, editado pela Oficina do Livro, chega hoje às livrarias
O nome de Paulo José Miranda não soará tão familiar como outros escritores laureados com o prémio José Saramago. Não deixa por isso de ser um autor prolífico, com uma obra feita de poesia, ensaios e romances que urge ser redescoberta por leitores e editores.
"Filhas", um romance de feição histórica, marca o regresso do autor de Natureza Morta, Vício, Com o Corpo Todo", que vive há sete anos no Brasil.
Esta obra narra a saga dos Oliveira Cabral, uma família de emigrantes que busca nas terras do Sul do Brasil uma vida melhor. A narrativa contrói-se em torno de dois eixos temporais, os finais do século XVIII e os primeiros anos do século XXI, e tem como núcleo a figura feminina que é peça crucial quer no plano da saga familiar quer no histórico.
Trata-se também de um romance onde se reflecte profundamente acerca da arte do romance e do sentido do sexo entre os humanos.
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Dinamarca conquista Festival Eurovisão da Canção
O turismo do mar passa pela ciência e inovação
Hospitais terão equipas a ganhar mais para reduzir espera
Automobilista morre em queda de falésia no Algarve
"Tenho bastante apreço pelo trabalho de Santos Pereira"
Política paquistanesa assassinada em Carachi
Novo partido alemão admite saída de Portugal do euro
Jesualdo confirma que já decidiu o seu futuro
O vídeo que motiva o Paços de Ferreira
Com Izmailov e sem Atsu para o ataque ao título
Naval parou jogo frente ao FC Porto B por protesto
CGTP-IN recusa negociar corte de 4%
Seguro diz que Governo nem para cair é competente
Marques Mendes culpa banqueiros pela crise
Seguro acusa Governo de lançar medo entre portugueses
Número de desempregados licenciados aumentou 32,1%
Manuel Clemente toma posse dia 7 de julho
Quem acredita que vai ser campeão nacional de futebol?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN