Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Arte

Museu Berardo na lista dos cem mais visitados

 

Museu Berardo
Museu Berardo Fotografia © Paulo Spranger/ Global Imagens

O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, ocupa o 81.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, em 2011, com 652.447 entradas, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea.

Em primeiro lugar desta lista está o Museu do Louvre, em Paris, com 8,8 milhões de visitantes, seguindo-se o Metropolitan Museum de Nova Iorque, com cerca de seis milhões de visitantes, e em terceiro o British Museum, em Londres, com 5,8 milhões de visitantes.

Entre os dez museus mais visitados do mundo está a National Gallery, em Londres, com 5,2 milhões, a Tate Modern, também em Londres, com 4,8 milhões, a National Gallery of Art, em Washington, com 4,3 milhões, o National Palace Museum, em Taipei, com 3,8 milhões de visitantes, o Centre Pompidou, em Paris, com 3,6 milhões, o National Museum da Coreia, em Seoul, com 3,2 milhões, e o Museu D"Orsay, em Paris, em décimo lugar, com 3,1 milhões de visitas.

Em 2010, de acordo com a lista publicada anualmente por The Art Newspaper, o Museu Berardo surgia em 50 lugar, registando uma subida de 25 posições relativamente a 2009, mas baixou para a 81.ª, em 2011, mantendo-se, no entanto, como o único museu de Portugal a figurar nesta lista.

Entre os cem museus mais visitados surgem três espaços museológicos do Brasil, entre eles, em 17.º lugar, o Museu do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com mais de 2,2 milhões de entradas, em 45.º lugar o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, com 1,15 milhões de visitantes, e, em 50.º lugar, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, com 1,05 milhões de entradas.

Inaugurado em 2007, na sequência de um acordo entre o Estado português e o comendador e colecionador madeirense Joe Berardo, o Museu Berardo teve como primeiro diretor artístico o francês Jean-François Chougnet e passou a ser dirigido, em abril de 2011, pelo curador e historiador de arte Pedro Lapa.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2866Visualizações
13Impressões
3Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Qual o melhor presidente para o Brasil?

Dilma Rousseff
Aécio Neves
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper