Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Arte

Museu Berardo na lista dos cem mais visitados

 

Museu Berardo
Museu Berardo Fotografia © Paulo Spranger/ Global Imagens

O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, ocupa o 81.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, em 2011, com 652.447 entradas, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea.

Em primeiro lugar desta lista está o Museu do Louvre, em Paris, com 8,8 milhões de visitantes, seguindo-se o Metropolitan Museum de Nova Iorque, com cerca de seis milhões de visitantes, e em terceiro o British Museum, em Londres, com 5,8 milhões de visitantes.

Entre os dez museus mais visitados do mundo está a National Gallery, em Londres, com 5,2 milhões, a Tate Modern, também em Londres, com 4,8 milhões, a National Gallery of Art, em Washington, com 4,3 milhões, o National Palace Museum, em Taipei, com 3,8 milhões de visitantes, o Centre Pompidou, em Paris, com 3,6 milhões, o National Museum da Coreia, em Seoul, com 3,2 milhões, e o Museu D"Orsay, em Paris, em décimo lugar, com 3,1 milhões de visitas.

Em 2010, de acordo com a lista publicada anualmente por The Art Newspaper, o Museu Berardo surgia em 50 lugar, registando uma subida de 25 posições relativamente a 2009, mas baixou para a 81.ª, em 2011, mantendo-se, no entanto, como o único museu de Portugal a figurar nesta lista.

Entre os cem museus mais visitados surgem três espaços museológicos do Brasil, entre eles, em 17.º lugar, o Museu do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com mais de 2,2 milhões de entradas, em 45.º lugar o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, com 1,15 milhões de visitantes, e, em 50.º lugar, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, com 1,05 milhões de entradas.

Inaugurado em 2007, na sequência de um acordo entre o Estado português e o comendador e colecionador madeirense Joe Berardo, o Museu Berardo teve como primeiro diretor artístico o francês Jean-François Chougnet e passou a ser dirigido, em abril de 2011, pelo curador e historiador de arte Pedro Lapa.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2915Visualizações
13Impressões
3Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper