Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Literatura

Obsessão de Laurent Binet pela "Operação Antropóide" transformada em livro

por Lusa  

O romance de Laurent Binet, "HHhH -- Operação Antropóide", não é apenas um relato factual do atentado que matou Reinhard Heydrich, o carniceiro de Praga, é também a narrativa de uma "obsessão" que sempre acompanhou o seu autor.

A "Operação Antropóide" esteve presente na vida de Laurent Binet bem mais do que os dez anos que o escritor francês demorou desde a primeira palavra até à página final da sua obra: era uma memória da juventude que, ao ser enviado para cumprir o serviço militar na Eslováquia, despertou.

"Quando cheguei à Eslováquia, só queria ser amigável e educado e pensei no que poderia fazer para falar daquele país que não conhecia. E lembrei-me daquela história que o meu pai me contou, comecei a perguntar por ela, e quanto mais ia conhecendo os detalhes, mais me apercebia que era maravilhosa. Muito mais fantástica do que eu poderia imaginar", resumiu o escritor, em entrevista à Lusa.

O francês "estava obcecado" com "a extraordinária aventura que foi o atentado" perpetrado pela Resistência, mais especificamente pelo checo Jan Kubis e o eslovaco Jozef Gabcik, contra Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e braço-direito de Himmler, e figura central do Holocausto, na primavera de 1942, em Praga.

Nas páginas de "HHhH -- Operação Antropóide" o relato da sua obsessão é pormenorizado em detalhe: passou a comprar todos os livros que encontrava sobre o tema, a visitar museus, a ver filmes, a procurar documentos que referissem o antes, o durante e o depois do atentado.

"Era como uma droga. O período da II Guerra Mundial é tão fascinante de qualquer ângulo que eu estava a ler tudo o que havia para ler sobre aquela história, mas também sobre outros assuntos não diretamente relacionados. Estava a ler tudo sobre o tema", relembrou à Lusa o vencedor do Prémio Goncourt 2010 para o primeiro romance.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1763Visualizações
31Impressões
0Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper