Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Literatura

Obsessão de Laurent Binet pela "Operação Antropóide" transformada em livro

por Lusa  

O romance de Laurent Binet, "HHhH -- Operação Antropóide", não é apenas um relato factual do atentado que matou Reinhard Heydrich, o carniceiro de Praga, é também a narrativa de uma "obsessão" que sempre acompanhou o seu autor.

A "Operação Antropóide" esteve presente na vida de Laurent Binet bem mais do que os dez anos que o escritor francês demorou desde a primeira palavra até à página final da sua obra: era uma memória da juventude que, ao ser enviado para cumprir o serviço militar na Eslováquia, despertou.

"Quando cheguei à Eslováquia, só queria ser amigável e educado e pensei no que poderia fazer para falar daquele país que não conhecia. E lembrei-me daquela história que o meu pai me contou, comecei a perguntar por ela, e quanto mais ia conhecendo os detalhes, mais me apercebia que era maravilhosa. Muito mais fantástica do que eu poderia imaginar", resumiu o escritor, em entrevista à Lusa.

O francês "estava obcecado" com "a extraordinária aventura que foi o atentado" perpetrado pela Resistência, mais especificamente pelo checo Jan Kubis e o eslovaco Jozef Gabcik, contra Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e braço-direito de Himmler, e figura central do Holocausto, na primavera de 1942, em Praga.

Nas páginas de "HHhH -- Operação Antropóide" o relato da sua obsessão é pormenorizado em detalhe: passou a comprar todos os livros que encontrava sobre o tema, a visitar museus, a ver filmes, a procurar documentos que referissem o antes, o durante e o depois do atentado.

"Era como uma droga. O período da II Guerra Mundial é tão fascinante de qualquer ângulo que eu estava a ler tudo o que havia para ler sobre aquela história, mas também sobre outros assuntos não diretamente relacionados. Estava a ler tudo sobre o tema", relembrou à Lusa o vencedor do Prémio Goncourt 2010 para o primeiro romance.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1681Visualizações
31Impressões
0Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Governo não vai aumentar impostos nos próximos meses?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper