Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Literatura

IPOR prepara introdução do novo Acordo Ortográfico

por Lusa  

Ana Paula Laborinho, 2010
Ana Paula Laborinho, 2010 Fotografia © GI/ Steven Governo

O Instituto Português do Oriente (IPOR) já iniciou em Macau a formação para a introdução do novo Acordo Ortográfico no ensino do português na região a partir de 2011, quando os manuais escolares adoptarem as novas regras.

Em entrevista à Agência Lusa em Macau, a presidente do Instituto Camões (accionista maioritário do IPOR), Ana Paula Laborinho, sublinhou que o 'IPOR já iniciou a formação dos seus professores', tendo a mesma sido 'disponibilizada às escolas luso-chinesas, podendo iniciar-se ainda este ano, no sentido de se começar a introduzir o Acordo Ortográfico'.

Os manuais para o ensino do português no estrangeiro adoptarão as novas regras ortográficas a partir de 2011, garantiu a responsável, salientando que, para já, existem conversores ortográficos que podem servir de base à formação em Macau e que foram disponibilizados às instituições locais, a par da formação online do Instituto Camões.

Além do ensino do português, Ana Paula Laborinho manifestou-se 'convicta de que Macau irá aderir ao novo Acordo Ortográfico', mas sublinhou não haver, para já, nenhuma informação concreta sobre uma decisão das autoridades da região neste sentido, disse, depois de se reunir com a Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan.

'Macau pode desempenhar um papel muito relevante (na internacionalização do português), porque sabemos que a China tem cada vez mais interesse no português num diálogo que é económico e político com os países lusófonos', defendeu a responsável, ao observar que o português 'é útil para Macau e para a China'.

A presidente do Instituto Camões constatou que em Macau 'há todo um ambiente propício para se aprender português e condições para a formação de professores' e, por isso, defende que o IPOR 'pode fazer mais no âmbito da língua', podendo "formar professores de português para as universidades da China'.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1868Visualizações
2Impressões
2Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a prova de avaliação aos professores?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper