Almoços a preços mais acessíveis e com assinatura de chef

Chamaram-lhes "executivos" porque se destinam sobretudo a uma clientela empresarial que, durante a semana, quer uma fórmula de almoço rápida a preço fixo que os faça fazer boa figura à mesa. Negócios à parte, pode ser uma excelente oportunidade para desfrutar de uma refeição num restaurante menos acessível.

Lisboète

O Lisboète assentou, desde agosto de 2014, no espaço deixado vago pelo antigo Alma de Henrique Sá Pessoa, em Santos. No início mantiveram a deco­ração, mas, aos poucos, Walter Blazevic, de ascendência ítalo-croata mas nascido em Mulhouse (Alsácia), e a sua mulher Ma­riana Monte, que se conheceram fora de Portugal, têm feito tudo para imprimir a sua marca. No currículo trazem a passa­gem por Óbidos, Caldas da Rainha e Por­timão, onde deixaram saudades, mas qui­seram tentar a sorte em Lisboa.

Próximos à embaixada francesa, a sua clientela é mista e há quem chegue à pro­cura de pratos clássicos franceses, mas Walter, sem defraudar expectativas, mos­tra-se firme no propósito de desmistifi­car a cozinha gaulesa - "Esta é uma co­zinha de autor, onde procuro trabalhar os produtos portugueses com uma con­feção francesa", esclarece. Muito focados no mercado português, os menus de al­moço a partir de 12,50 euros representam uma boa alternativa ao preço médio cor­rente de 30 euros por pessoa.

A fórmula mais simples, sem bebidas, inclui dois pratos a eleger de uma lista que muda todas as semanas com várias opções de entradas, principais e sobremesas; des­sa mesma lista pode sair uma outra moda­lidade, a 15 euros, que inclui uma escolha de cada secção.

Calçada Marquês de Abrantes, 94, Lisboa
Tel.: 213950953.
Web: lisboete.pt
de terça-feira a sexta-feira, das 12h00 às 14h30
Menu executivo: a partir
de 12,50 euros

Sushic Chiado

Com capacidade para 70 pessoas no segundo piso do Palácio Chiado, es­te é o grande salto do Sushic, que co­meçou e se manteve na Margem Sul (a par de concessões em Algés e em Belém), pa­ra um outro campeonato. Hugo Ribeiro, o mentor, abriu este Sushic Chiado a outras inspirações asiáticas que não só o Japão, como é o caso da China, da Índia, da Tai­lândia e do Vietname - mantendo o com­promisso com a matéria-prima nacional.
Com um custo médio-elevado à la car­te, o restaurante lançou no final de 2016 uma proposta de menu executivo, dispo­nível à hora de almoço de segunda a sex­ta-feira, com o preço de 16,50 euros por pessoa. A fórmula inclui amuse-bouche (uma espécie de pré-entrada), entrada e um combinado de sushi (14 peças) ou, em alternativa, prato asiático.

Palácio Chiado, Rua do Alecrim, 70, Lisboa
Tel.: 212442270. Web: facebook.com/palaciochiado
De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 15h00
Menu executivo: 16,50 euros


Olivier Avenida

Entre todas as casas de Olivier Costa, o Avenida, com uma decoração entre o romântico palaciano e o cosmopo-lita, ocupa um lugar especial: por ter sido o primeiro e por ser aquele onde está mais presente - "os outros são by Olivier", es­clarece o conhecido empresário da restau­ração. Com uma clientela leal, o Avenida tem pratos que já se tornaram verdadeiros "clásssicos" entre os seus habitués, como é o caso da picanha de kobe, do bife à Olivier ou do linguini com parmesão e trufa preta.

Para os almoços de segunda a sexta-fei­ra, particularmente concorridos entre em­presários e políticos, Olivier juntou à opção do à la carte uma modalidade a que preferiu chamar menu de almoço. Pela quan­tia de 18 euros, é possível escolher uma en­trada da carta, um prato principal - cada dia a escolha faz-se entre dois diferentes, sendo que as opções existentes vão da bar­riga de porco no forno ao arroz de canivetes e coentros com carapaus, ao pastel de mas­sa tenra de pato, ao costelão BBQ ou ao pol­vo assado, entre outros - e uma bola de ge­lado de sobremesa. As bebidas são à parte. É um bom negócio se atendermos a que, em média, o custo por pessoa ronda aqui os cer­ca de 40 euros

Hotel Tivoli Jardim
Rua Júlio César Machado, 7/9, Avenida da Liberdade, Lisboa
Tel.: 213174105.
Web: facebook.com/olivieravenida
De segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 15h00
Menu executivo: 18 euros


CR7 Cor­ner Bar & Bistro

A sigla CR7 não engana, mas referên­cias ao número 7 da seleção portu­guesa à parte, o estilo contemporâ­neo, com a predominância de madeiras e tecidos escuros, faz do CR7 Corner Bar & Bistro, em duas áreas adjacentes à receção do hotel, uma escolha muito plausível para quem trabalha na zona ou está em passeio.
A carta foi entregue ao chef Rui Martins, residente no Rib Beef & Wine do Pestana Vintage Porto, que a organizou por produ­tos, com propostas como os croquetes de carne com maionese de amêijoas à Bulhão Pato, o polvo com emulsão de alho assado e chalotas, o atum braseado, uma tortilha ou uma bochecha de boi com cebola, orelha de porco e grão-de-bico, sem esquecer as so­bremesas e algumas variantes vegetarianas.
Mas porque era importante ser uma al­ternativa à hora de almoço, o restaurante de Cristiano Ronaldo acaba de lançar um menu de almoço a 16 euros por pessoa que inclui prato, sobremesa, bebida e café. As opções são escolhidas de acordo com as sugestões do chef para o dia-a-dia.

Pestana CR7 Lisboa Rua do Comércio, 54
Tel.: 218442001. Web: pestanacr7.com
De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 15h00
Menu executivo: 16 euros


Ânfora

Depois de ter dado que falar no lan­çamento do Ânfora, o restaurante de alta-cozinha portuguesa do ho­tel Palácio do Governador, o jovem chef André Lança Cordeiro desenvolveu uma fórmula mais em conta para os almoços de segunda a sexta-feira. As propostas variam todas as semanas, mas a intenção é que haja, diariamente, duas entradas e dois pratos à escolha, cabendo ao cliente decidir se quer um prato com entrada ou sobremesa (22 euros) ou entrada, prato e sobremesa (25 euros).
As águas e café estão incluídos no pre­ço. A título de exemplo, para o período de 6 a 13 de janeiro, a ementa inclui opções como carpaccio de robalo, presa ibérica com legumes salteados, vitela com acel­gas, salmão grelhado com puré de pas­tinaca, risoto de cogumelos selvagens ou até galette des rois para o Dia de Reis.

Palácio do Governador, Rua Bartolomeu Dias, 117
Tel.: 212467800 Web: palaciogovernador.com/restaurantes-e-bares
De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h00
Menu executivo: 22 euros


Eleven

Os últimos anos do chef Joachim Ko­erper, natural do Sul da Alemanha mas há muito radicado em Portu­gal, têm sido passados com um pé lá e ou­tro cá, que é como quem diz entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Por cá, mantém-se co­mo sócio e ao comando do restaurante Eleven, com uma estrela Michelin, e faz consultoria para o William, no Funchal, e para a Malhadinha Nova, no Alentejo.
A vista para o Parque Eduardo VII, a todo o comprimento da sala principal, o serviço atento e uma cozinha estrelada, que faz um ótimo compromisso entre a sofisticação e o conforto, são os grandes atrativos no dia-a-dia, mas tudo se torna muito mais vantajoso nos almoços de se­gunda a sábado. À falta de um, o Eleven coloca à disposição três opções de me­nus
executivos, a partir de uma emen­ta própria que muda semanalmente, de um (15 euros), dois (25 euros) e três pra­tos (31,50 euros). A fórmula não inclui be­bidas, mas por mais quatro euros o copo, o cliente pode ficar nas mãos do somme­lier da casa e ter um vinho para acompa­nhar a refeição.

Rua Marquês da Fronteira, Jardim Amália Rodrigues
Tel.: 213862211. Web: restauranteleven.com
De segunda-feira a sábado, das 12h30 às 15h00
Menu executivo: a partir de 15 euro

Nómada

Fiel a uma cozinha de fusão, adapta­da ao gosto português e uma ver­tente mais contemporânea - com pratos de peixe, carne, hambúrgueres e até alternativas ao sushi - para chegar a um público tão abrangente quanto possí­vel, o Nómada nunca escondeu que quer cativar o cliente que trabalha na zona. Is­so explica o menu executivo, ao almoço de segunda a sexta, que, pela quantia de 18 euros, dá direito a uma sopa missoshi­ru de entrada, seguida de um combina­do de 16 peças de sushi ou sashimi mais um minicheesecake de lima.
No Nómada, trabalha-se estação a estação, com peixes de base como o salmão, o pampo e o atum, a que jun­tam outros do dia (como acontece nos combinados de sashimi, por exemplo), e a carta está organizada por temas de forma a facilitar ao máximo a consul­ta e os pedidos.

Av. Visconde Valmor. 40A
Tel.: 917779737. Web: nomadalisboa.com
De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h30
Menu executivo: 18 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular