Lojas tudo em um

As concept stores (ou, se quisermos, lojas-conceito) e as lojas colaborativas chegaram e tornaram-se boas alternativas para quem quer fugir aos centros comerciais, sem abdicar de ter muito por onde escolher e também para quem faz questão de comprar peças originais. No Porto, estas lojas «tudo-em-um» são cada vez mais. Entre as «veteranas», que se renovam com frequência, até às mais recentes, deixamos aqui uma lista dos lugares por onde se pode começar a planear as compras de Natal.

PULP
Pulp é, simultaneamente, o no­me da marca de peças de design de Maria Marcelino - não con­fundir com as lojas de roupa - e da loja onde, a essas peças, se juntaram outras, de artistas por­tugueses e estrangeiros, que se­guem um conceito contempo­râneo e intemporal. Depois de alguns anos a vender na internet, Maria e Paulo, seu namorado, abriram um pequeno lugar na Rua do Almada. Estão lá, claro, as peças Pulp - a paper bag de pe­le «é o best-seller», admite Maria -, mas também medusas tricota­das em cobre e latão com plantas suspensas e peças de cerâmica feitas a partir de recipientes de detergente, ambos projetos ho­landeses, bases para pratos com conchas da Nazaré, anéis e bo­tões de punho com formas inspi­radas na natureza, peças de ter­racota e protótipos de artigos pa­ra a casa que o casal resgatou de fábricas nacionais.

Rua do Almada, 325 (Baixa)
Tel.: 91476336. Das 14h00 às 19h00. Encerra ao domingo

FLORES CREATIVE CONCEPT STORE
Quando viajavam, Nelma e Már­cio Nogueira procuravam sem­pre produtos artesanais do país onde se encontravam e aca­bou por ser essa a motivação da abertura da Flores Creative Concept Store, na Rua das Flo­res, por onde passam milhares de turistas por dia. «Artesanato original português», palavras de Nelma, é o que se pode encon­trar na loja que, apesar de ser pequena, consegue dar casa a peças de sessenta criadores. Em exposição, há coloridas man­tas de Minde, vestuário e arti­gos para a casa em lã da CHIco­ração, mas também artesana­to mais ousado como as malas Footnote, feitas a partir das câ­maras de ar dos pneus, as car­teiras de madeira da WO, ou as de inspiração pop-art da Pop-Finger, roupa orgânica da Hem­pact, e os bonecos com luz de presença da Planeta Zorg.

Rua das Flores, 270 (São Bento).

Tel.: 222004851. Das 10h30 às 19h30. Não encerra.

ALMADA EM BRANCO
Durante algum tempo, a loja que ocupa uma esquina entre a Rua do Almada e a Rua da Fá­brica chamava-se Oporto Craft Market e era um projeto colabo­rativo. Este ano, o conceito mu­dou, mas o artesanato, que não tem de ser integralmente por­tuguês, continua a ser o centro do negócio. A seleção de produ­tos está a cargo de Luís Palhão e da mãe, Maria Branco, que já geriam o primeiro projeto, e contempla botas de pele da portuguesa Ary Horse, tábuas de madeira da Living Wood Li­ne, louça alentejana, carteiras artesanais da Colômbia, T-shirts e cadernos da Luburo, joalharia Maria Branco, mochilas de bu­rel da serra da Estrela, mobiliá­rio antigo, focinhos de animais em papier-mâché, iluminação, capacetes, velas, compotas, con­servas, vinhos, azeites, bicicletas vintage e até uma Vespa.

Rua do Almada, 125 (Baixa).
Tel.: 910001111. Das 10h00 às 20h00. Não encerra.


THE FEETING ROOM
O calçado português é a estre­la da companhia, mas o concei­to abrange também, dentro de uma linha contemporânea, ócu­los, lenços, mochilas, cintos, material estacionário, almofa­das e revistas alternativas. O pi­so superior acolhe o The Coffee Room, onde é servido café de especialidade.

Largo dos Lóios, 89 (Baixa).
Tel.: 220110463. Das 10h00 às 19h00; domingo, a partir das 12h00.

CORAÇÃO ALECRIM
Respeitando o «artesanal, sus­tentável e selecionado com amor», Filipa e Rita expõem na sua loja peças portuguesas e estrangeiras, de roupa e para a casa, onde se destaca a marca Coração Alecrim, que conta já com três coleções.

Travessa de Cedofeita, 28 (Cedofeita). Tel.: 938111152/ 912088932. Das 11h00 às 19h00. Encerra ao domingo

PATCH LIFESTYLE CONCEPT STORE
Artigos de estética vintage, o showroom da Bling! Bling!, pe­ças de iluminação personali­zadas e roupa em segunda mão preenchem a Patch, que acolhe ainda um espaço de venda de ar­te e o pátio, onde se pode fazer trabalhos de jardinagem.

Rua do Rosário,193 (Cedofeita)
Tel.: 220946101. Das 11h00 às 20h00. Encerra ao domingo.

ALMADA 13
Atelier do Burel, Cork & Co, Rota do Chá, The Yellow Boat e Águas Furtadas são as cinco lojas que compõem a Almada 13, espaço que se veste a rigor para as fes­tividades natalícias. Ao fundo, na Miss Pavlova, há todos os dias diferentes variedades do guloso doce australiano.

Rua do Almada, 13 (Baixa)
Tel.: 223216002. Das 10h00 às 20h00; domingo. das 13h00 às 19h00. Não encerra.

MERCADO 48
Há mobiliário nórdico dos anos 1960, pianos alemães, botas de pele feitas em Bragança e muita ilustração, mas o que mais cha­ma a atenção são as bicicletas de madeira da MUD Cycle e as Mobylette e Solex recuperadas, que encantam tanto portuen­ses como turistas nacionais e estrangeiros.

Rua da Conceição, 48 (Baixa)
Tel.: 223239326. Das 10h00 às 20h00. Encerra ao domingo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Evasões
Pub
Pub