Na água com os roazes

O estuário do Sado é o único do país onde reside em permanência uma comunidade de golfinhos, que a empresa Vertigem Azul dá a conhecer diariamente durante todo o ano.

Já lá vão quase 20 anos, desde que Maria João Fonseca e Pedro Narra concretizaram em Setúbal o sonho de conciliar uma carreira ligada à natureza, com uma empresa de turismo que, desde então, tem dado a conhecer os golfinhos no Sado. Este estuário é o único do país e um dos poucos na Europa, com uma comunidade residente em permanência, que atualmente conta com 28 exemplares, que Maria João e Pedro conhecem pelo nome. «Identificamo-los pelas barbatanas, que são únicas, como uma espécie de impressão digital», explica Maria João mal o barco sai, em direção a Troia.

Há visitas aos golfinhos todo o ano, com duas partidas diárias de Setúbal (às 09h30 e 14h30) e outras tantas de Tróia (às 10h00 e 15h00), podendo ser feitas num barco semirrígido ou no catamarã Esperança, com capacidade para 80 passageiros. Os passeios podem durar três horas e quase sempre há avistamentos.

«Temos uma taxa de sucesso na ordem dos 95 por cento, mas às vezes acontece não os encontrarmos», refere Maria João. Não foi o caso deste dia. Logo à saída do estuário, surgiu um primeiro grupo e depois outro. Entre eles estava Estrela, «filha de Bisnau e neta de Esperança», assim a apresenta Maria João, que é uma das fêmeas mais novas.

Na zona de transição para o mar aberto, o grupo aproveita para brincar um pouco, surfando e saltando nas ondas, antes de partir em direção ao oceano, em busca de alimento. Melhor era impossível.

Outros programas

Além das visitas aos golfinhos, a Vertigem Azul oferece um vasto conjunto de programas ligados ao turismo da natureza, como observação de aves no estuário do Sado, passeios de jipe na serra da Arrábida, passeio de catamarã com refeição a bordo ou uma Wine Sunset Party, realizada entre maio e setembro, sempre aos sábados, que é também já um sucesso.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Evasões
Pub
Pub