Crise vai ser reconhecida como causa de doença

Grupo da Organização Mundial de Saúde vai rever tabela de doenças psiquiátricas. Finanças pessoais vão centrar as atenções.

O "Jornal de Notícias" escreve que a Organização Mundial de Saúde (OMS) conta com a ajuda de dois portugueses para mudar os critérios de diagnóstico de doenças mentais como a depressão e a demência no leque das causas. Há vinte anos que a tabela de diagnósticos mentais possíveis não é alterada. Esta lista é utilizada por médicos de todo o Mundo para detetar e tratar doenças.

Por estar desatualizada, será revista pela "dream team" da psiquiatria. O trabalho consiste em aliar a bibliografia já existente à experiência dos 15 profissionais, para depois documentar os avanços feitos.

A conjuntura económica atual também será determinante, pois a falta de dinheiro motiva a procura de ajuda e tem-na feito disparar. "A crise tem aumentado a procura nos serviços de apoio, o médico Carlos Lima.

As especificidades das finanças pessoais na depressão vão ser exploradas ao limite, sendo que grande parte dos casos, como explica o médico Carlos Lima, "está relacionada com o início do desemprego e baixa escolaridade em idade adulta", antes de haver possibilidade de reformas.

Nos motivos financeiros, serão especificadas causas concretas como o desemprego, crédito da casa ou divórcio.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular