Enviado especial da ONU reuniu-se com rebeldes líbios

O enviado especial do secretário-geral da ONU à Líbia, Abdel Elah al Khatib manteve na noite de segunda-feira o seu primeiro encontro com líderes das forças rebeldes na cidade de Tobruk, referiu hoje a organização em comunicado.

"Foram descritos diversos aspectos da situação e referidas as situações de grande dificuldade e sofrimento em algumas cidades líbias", disse Al Khatib, após escutar as posições dos rebeles no âmbito da missão que iniciou no início deste mês.

"Reiteraram o pedido do levantamento dos cercos impostos pelas forças líbias a essas cidades e por um imediato cessar-fogo. Os líderes rebeldes querem ainda garantir o fim da utilização de tanques e armamento pesado e dos ataques das forças governamentais contra a população civil", acrescentou o enviado.

Al Khatib reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional de Transição, Mustafa Abdel Jalil, e com outros membros da estrutura rebelde na cidade portuária de Tobruk na noite de segunda-feira. O enviado especial e uma pequena equipa de responsáveis da ONU visitaram Tobruk cinco dias após terem deixado a capital líbia, Tripoli, onde Al Khatib manteve contactos com altos responsáveis do governo líbio.

O enviado de Ban Ki-moon reiterou aos seus interlocutores os apelos do secretário-geral e do Conselho de Segurança da ONU para uma solução da crise que responda aos legítimos interesses do povo líbio.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular