Finlandeses divididos com apoios a países como Portugal

Os finlandeses estão divididos quanto ao apoio aos planos de resgate e às garantias dadas a empréstimos na Europa, a países como Portugal, noticia hoje o jornal finlandês Iltalehti, citado pela Bloomberg.

De acordo com a sondagem divulgada pelo jornal finlandês, 47 por cento dos finlandeses apoiam os planos de resgate (como os dados à Grécia, Irlanda e Portugal, que ainda espera aprovação formal do plano), e 39 por cento estão contra.

A sondagem aponta ainda para que 13 por cento dos inquiridos estejam ainda indecisos relativamente à sua oposição destes planos de resgate concebidos após a crise da dívida soberana grega e que já arrastou a Irlanda e Portugal, e tem deixado de sobreaviso a Espanha.

O sentido de voto da Finlândia na votação do plano de apoio a Portugal, apresentado esta semana pela 'troika' da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, é ainda desconhecido e tem feito correr tinta nos jornais, após o resultado positivo do partido eurocéptico finlandês True Finns.

O True Finns tem manifestado a sua oposição ao apoio da União Europeia a Portugal desde a campanha eleitoral, e um chumbo do Governo finlandês na votação que terá de decorrer na reunião dos ministros das finanças da União Europeia (Ecofin) poderá deitar abaixo o empréstimo conjunto previsto para financiar Portugal, na ordem dos 78 mil milhões de euros.

Últimas notícias

Mais popular