Bola de Ouro - Cristiano Ronaldo como Gerd Muller e Ronaldo

O português Cristiano Ronaldo tornou-se hoje o terceiro futebolista da história a conquistar a Bota de Ouro e a Bola de Ouro no mesmo ano, depois do alemão Gerd Muller, em 1970, e do brasileiro Ronaldo, em 1997.

Melhor marcador de todos os campeonatos europeus, com os 31 golos ao serviço do Manchester United que lhe valeram a Bota de Ouro, Cristiano Ronaldo foi também premiado com a Bola de Ouro, com a qual a revista France Football distingue anualmente o melhor jogador do Mundo - desde 2007 não restrições.

Não sendo um ponta-de-lança, como o alemão e o brasileiro, o extremo português colocou-se ao nível daqueles que são os melhores marcadores da história dos Mundiais de futebol, ambos com 14 golos.

O “bombardeiro” germânico, então com 25 anos, foi ditinguido pelo seu desempenho ímpar em 1970, com 38 golos no campeonato alemão, ao serviço do Bayern Munique, e os 10 com que se sagrou melhor marcador do campeonato do Mundo do México’1970.

Não conquistou qualquer título, mas foi distinguido com a Bola de Ouro, que então premiava apenas jogadores de nacionalidade europeia a acutar em campeonatos do Velho Continente.

Em 1974, em casa, a Alemanha ergueu o troféu mundial e Muller contribuiu para o título com quatro golos, passando a ser o melhor marcador da história dos Mundiais, sendo igualado em 2006 por Ronaldo, que marcou dois golos e juntou-os aos oito do Coreia/Japão’2002 e aos quatro do França’1998.

No ano anterior ao do Mundial francês, quando trocou o Barcelona pelo Inter de Milão, o brasileiro recebeu aos 21 anos a primeira de duas distinções com a Bola de Ouro - então já alargada a todos os jogadores a alinhar na Europa - depois de ter conquistado a Bota de Ouro, graças aos 34 golos apontados com a camisola “blaugrana” no campeonato espanhol.

Ronaldo Luis Nazário de Lima, “O Fenómeno”, voltou a ser galardoado pela France Football em 2002 e conta igualmente com três “títulos” de melhor do Mundo da FIFA em 1996, 1997 e 2002, um troféu a que Cristiano Ronaldo também aspira este ano.

Últimas notícias

Mais popular