Viagem ao interior das claques

"O futebol não é uma questão de vida ou de morte, é ainda mais importante", afirmou Bill Shankly, treinador do Liverpool nos anos 70. O documentário Ultras, Desporto ou Religião?, que o Canal Odisseia estreia hoje, confirma esta opinião do técnico.

Na época passada, uma equipa de reportagem da produtora portuguesa Terra, liderada pelo realizador André Magalhães, acompanhou várias claques portuguesas: Juventude Leonina, Super Dragões, Grupo SLB (Benfica), Furacões Sadinos, VIII Exército e um grupo de fãs que não pertence a nenhum colectivo organizado de adeptos.

O resultado desse trabalho é o documentário Ultras, Desporto ou Religião?, uma produção própria do canal do cabo, que vai ser exibida no espaço Contrastes, às 17.00 e 22.00 de hoje, repetindo amanhã, às 11.00.

Na opinião de Fernando Mendes, presidente da Juventude Leonina (Juve Leo) há 15 anos, o filme apresenta "uma imagem mais positiva" das claques. "O documentário mostra os sacrifícios que os membros das claques fazem para acompanhar o clube todos os fins- -de-semana e ajuda a perceber alguns tipos de comportamento", concretiza o líder da Juve Leo.

André Magalhães afirma que o documentário faz uma "abordagem pacífica das claques".

"A violência é um factor real, mas é um subproduto de um aglomerado de pessoas", explica o realizador.

Relativamente à questão do relacionamento das claques com partidos de extrema-direita, André Magalhães diz que "não se sente essa ligação, mas há espaço para aproveitamento de alguns grupos".

Neste documentário, a vertente emocional está sempre presente, os adeptos revelam a sua paixão clubística através de cânticos e hinos de exaltação. Mas também expressam a sua frustração quando a equipa perde.

Os membros das claques falam da sua relação com as forças de segurança, do intercâmbio de informações e os motivos que estão na base dos conflitos que ocorrem nos estádios.

O realizador revelou que algumas claques recusaram participar no documentário, por exemplo, os No Name Boys , do Benfica.

Este é o segundo documentário que o Canal Odisseia produz dedicado a temas desportivos portugueses, depois de um filme sobre o centenário do Benfica.

Últimas notícias

Mais popular