Gripe A: Doentes do Hospital S. João não estão contaminados

O casal português que esteve no México e encontra-se internado no Hospital São João, Porto, não tem o vírus da gripe A (H1N1), uma vez que o resultado da investigação laboratorial foi negativo, anunciou hoje o Ministério da Saúde (MS).

Em comunicado, o Ministério refere que "o resultado da investigação laboratorial às amostras de dois doentes internados quarta-feira, no Hospital de S. João, no Porto, é negativo para o vírus da gripe A (H1N1) e também para os vírus da gripe sazonal".

Segundo o Ministério da Saúde, a evolução clínica dos dois pacientes é "boa" e "vão ter alta em breve".

O resultado da análise realizada no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) "é definitivo e não necessita de ser validado por entidades internacionais", diz o MS, salientando que o INSA já tem capacidade para desenvolver com autonomia toda a investigação laboratorial de identificação do vírus H1N1.

De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento não existem casos em investigação no INSA.

O comunicado do gabinete da ministra da Saúde, Ana Jorge, adianta que Portugal "continua em contacto permanente com as organizações internacionais e restantes parceiros europeus", apesar de agora ter "capacidade de autonomia na identificação do vírus da gripe A".

O MS aconselha os cidadãos a contactarem primeiro a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as recomendações feitas pelos profissionais de saúde perante sintomas sugestivos de gripe, deslocação a áreas afectadas e de contacto com doentes confirmados.

Portugal teve um caso confirmado de gripe A.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular