Cultura e Arte, para revitalizar a Colina

Devido ao elevado índice de construção nova, e em altura, e às indignas reutilizações previstas, o Impacto das Propostas sobre a identidade histórica da Colina de Santana seria desastroso, constituindo um atentado à cultura portuguesa e europeia, pela importância do excecional património aí conservado.

Assim, devem ser rejeitados estes Projetos, e não somente suspensos. E só após a inauguração do Hospital Oriental, devem ser vendidos, se um Estudo Integrado o indicar.

A oportunidade não é a desertificante construção para abastados, a oportunidade é para a Cultura e Arte, e para os moradores. A Colina tem de ser repovoada e revitalizada, e esses objetivos só se alcançam se o seu património e atividades culturais forem acrescentados à oferta turística da cidade.

Recentemente, foi proposta a alternativa ideal para a reutilização imediata dos extraordinários edifícios do Hospital Miguel Bombarda.

Um Polo Cultural dinâmico, auto sustentável e aberto à cidade, constituído por um Museu de Arte de Doentes e Outsider, Psiquiatria e Ciências do Cérebro e da Mente, no local da memória, segundo a tendência museológica internacional. Seria uma parceria Câmara Municipal e Ministério da Saúde, a partir do alargamento do singular Museu existente, pouco divulgado, e visitado sobretudo por estrangeiros (ver www.aparteoutsider.org).

Atingiria públicos diferentes: edifícios únicos no mundo; exposições da exuberante arte outsider, da atual coleção, dos mais de 60 ateliês do país, de dezenas de outros autores, e de intercâmbio internacional, além de Galeria para venda de obras; exposições de temática histórico-científica e Centro de Investigação, com um Arquivo desde 1848, dos mais antigos e integrais da Europa.

Um ou mais edifícios seriam destinados a outras exposições de artes plásticas, que a cidade e o Município tanto carecem, também de forte atração.

Um Polo Cultural de reduzidos custos e fácil retorno, mantendo a identidade e os espaços interiores, de turismo cultural, mais valia prestigiante para o país e revitalizador imediato da zona.

* Associação Portuguesa de Arte 'Outsider'

Do mesmo autor

Mais em Opinião

Conteúdo Patrocinado

Mais popular