Leões falham assalto ao Castelo e à liderança

Nenhum dos "grandes" conseguiu vencer na primeira jornada. Sporting foi superior ao Vitória, mas não conseguiu bater o guarda-redes Douglas. Leões não lideram isolados desde 2005.

Quatro candidatos ao título, quatro pontos divididos entre eles, zero vitórias. O Sporting "juntou-se" a Benfica, Sporting de Braga e FC Porto e não conseguiu vencer na estreia no campeonato, tendo empatado a zero este domingo, frente ao Vitória, em Guimarães. Os leões poderiam ter ganhado vantagem pontual sobre todos os 'concorrentes' ao título pela primeira vez desde janeiro de 2005, mas continuam sem chegar sozinhos ao topo da tabela.

Em Guimarães, o Sporting até apresentou significativas melhorias no seu futebol relativamente à época passada, mas as melhores ocasiões de golo criadas pelos leões esbarraram nas mãos de Douglas, guarda-redes dos vimaranenses, que não deixou os adeptos do Vitória sentirem saudades de Nilson. André Carrillo travou um interessantíssimo duelo com o brasileiro durante a primeira parte, mas em três grandes ocasiões para marcar (7', 19' e 23') foi sempre ineficaz.

O Vitória de Guimarães, com um plantel rejuvenescido e que conta com vários jovens - André André, Barrientos e Ricardo - cujo talento poderá ser merecedor de muitas atenções esta temporada, nunca conseguiu impor-se ao dinâmico e forte meio-campo (Elias, Gelson e Adrien) do Sporting durante a primeira parte, mas tudo mudou no segundo tempo, depois de Ricardo Sá Pinto ter deixado Adrien nos balneários - por aparente opção tática - e ter lançado André Martins em campo.

O Sporting até entrou bem na segunda parte e Ricky van Wolfswinkel viu um golo ser-lhe (bem) invalidado por fora-de-jogo, mas com o passar do tempo o Vitória conseguiu rivalizar com o meio-campo dos leões - órfãos de Adrien - e repôs o equilíbrio na partida. Rui Patrício somou algumas defesas, mas foi sempre o Sporting a construir as melhores ocasiões para marcar, embora todas elas acompanhadas de ineficácia na hora de finalizar.

"Fomos superiores em tudo, em manutenção da posse de bola, em remates, cantos e número de oportunidades. Faltou-nos finalizar as oportunidades que criámos", sintetizou Sá Pinto, no final da partida, não tendo nada mais a "apontar à equipa, a não ser no capítulo da finalização." E, surpreendentemente, depois da primeira jornada - quando ainda falta disputar a partida entre Beira-Mar e Académica - Olhanense e Marítimo lideram o campeonato.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo!

90+1' Cartão amarelo para Cédric, por falta sobre Marco Matías.

90' Mais três minutos para jogar.

89' Substituição no Sporting. Saiu Capel e entrou Jeffrén.

87' Substituição no Vitória. Saiu Toscano e entrou Lalkovic.

88' Remate de Elias, a errar o alvo.

85' Remate de André Martins, para as mãos de Douglas. O Sporting recupera o domínio à entrada para a reta final da partida.

82' Cruzamento perigoso de Elias, mas Van Wolfswinkel não chegou a tempo.

80' Cartão amarelo para André Martins, por falta sobre Marco Matias.

77' Jogo completamente 'partido' nesta altura. Aluga-se meio-campo em Guimarães.

73' Cartão amarelo para Alex, por falta sobre Capel.

72' Substituição no Sporting. Saiu Gelson e entrou Labyad.

70' Rui Vitória assumiu o risco e fez a sua equipa subir no terreno na segunda parte, depois de uma entrada fortíssima do Sporting. Um risco tático com sucesso, pois os vimaranenses retiraram o domínio aos leões.

66' Cabeceamento de Soudani, a passar perto da baliza do Sporting.

64' Cartão amarelo para Carrillo, por falta sobre Toscano.

62' O jogo ganhou muita velocidade nos últimos minutos, com o Vitória a conseguir finalmente chegar com maior perigo à baliza de Rui Patrício.

61' Substituição no Vitória. Saiu Barrientos e entrou Marco Matias.

54' Cartão amarelo para Bruno Teles, por falta sobre Carrillo.

54' Cartão amarelo para Rojo, por falta sobre Soudani.

52' Só dá Sporting na segunda parte. O meio-campo dos leões, apesar da troca de Adrien por André Martins, continua dinâmico e a impor-se frente ao Vitória. Boa parceria entre Elias e Gelson Fernandes.

48' Cabeceamento de Rojo, após cruzamento de Insúa, por cima do alvo. O Sporting entra bem na segunda parte.

46' Golo anulado a Van Wolfswinkel! O avançado holandês ficou isolado e "picou" a bola sobre Douglas, mas estava em posição irregular.

- Substituição no Sporting. Saiu Adrien e entrou André Martins.

45' Intervalo em Guimarães! Primeira parte marcada pelo domínio do Sporting, já com algumas boas ocasiões para desfazer o nulo, mas Douglas cumpriu na baliza do Vitória sempre que foi chamado a intervir. O meio-campo dos leões (Elias, Gelson e Adrien) está a "encher" toda a zona intermediária do terreno, onde o Vitória não conseguiu, ainda, colocar grandes entraves aos ataques organizados dos leões. O nulo, porém, permanece.

43' Barrientos, sempre à procura de jogar bonito, cruza de "letra" para as mãos de Rui Patrício.

40' Cartão amarelo para Van Wolfswinkel, por entrada sobre Toscano.

38' Remate de André, a passar muito longe do alvo.

36' Cartão amarelo para Ricardo, por falta sobre Insúa,

33' O Sporting está a pressionar com eficácia no meio-campo e a impedir que o Vitória mantenha a posse de bola durante muito tempo.

30' Remate de Cédric, para defesa atenta de Douglas. Os leões estão melhor na partida e instalados no meio-campo vimaranense.

28' Cartão amarelo para Barrientos, por entrada dura sobre Elias.

25' Ricardo, a nova coqueluche do Vitória, tem assinado alguns pormenores interessantes, mas sempre a apostar no jogo individual.

23' Sporting à beira de marcar! Num lance de insistência do ataque dos leões, com sucessivos cortes da defesa do Vitória, Carrillo acabou por rematar para uma enorme intervenção de Douglas.

19' Remate de Carrillo , ao lado da baliza à guarda de Douglas. O peruano está a ser o elemento mais perigoso dos leões. Do lado do Vitória, tem sido Barrientos a "mexer" com o jogo.

17' Maior equilíbrio na partida nesta fase. As duas equipas estão "encaixadas" no meio-campo e a prescindir das transições rápidas.

15' Remate forte de Barrientos, para Rui Patrício encaixar com relativa dificuldade.

12' O Vitória está a pressionar pouco o Sporting à saída do seu meio-campo, mas também tem encontrado espaço para sair a jogar.

8' Cabeceamento de Boulahrouz, após canto de Diego Capel, desenquadrado com o alvo. Mais Sporting na partida.

7' Carrilo quase faz golo! O avançado peruano entrou na grande área e tentou o remate ao ângulo, tendo errado o alvo por muito pouco.

5' Muito contacto físico neste início de jogo, com as duas equipas a apostarem muito na agressividade a meio-campo.

2' A chuva promete ser uma companheira para todo o decorrer da partida. O relvado, porém, por enquanto, está com as condições mínimas para jogar.

20.30 João Capela apita para o início do jogo! Bola para o Vitória.

20.09 O FC Porto acaba de empatar a zero com o Gil Vicente. O Sporting poderá, por isso, pela primeira vez desde janeiro de 2005, estar em vantagem pontual sobre FC Porto, Benfica e Sporting de Braga em simultâneo.

20.01 Confirma-se as equipas titulares já aqui avançadas anteriormente. Não há qualquer surpresa em nenhuma das equipas.

V. GUIMARÃES: Douglas; Alex, N'Diaye, Defendi, Bruno Teles; El Adoua, André André, Barrientos; Ricardo, Toscano e Soudani.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Boulahrouz, Rojo, Insúa; Gelson Fernandes, Elias, Adrien; Carrillo, Diego Capel e Van Wolfswinkel.

O Sporting inicia este domingo, a partir das 20.30, a época 2012/13, com um sempre escaldante duelo em Guimarães, frente ao Vitória. Depois de uma temporada onde os leões defraudaram as expetativas dos adeptos, pelo menos no que a campeonato diz respeito, fruto de um investimento de 30 milhões de euros em reforços que não teve retorno em títulos, o "renovado" plantel às ordens de Ricardo Sá Pinto tentará cumprir a primeira jornada com uma vitória, algo que já não acontece desde 2008 - venceu o Trofense, por 3-1, em Alvalade. Desde então, só Rui Patrício permanece na equipa titular nos leões.

Em Guimarães, Ricardo Sá Pintomuda meia equipa em relação à época passada. Cédric, Boulahrouz e Rojo serão titulares na defesa, enquanto o reforço Gelson Fernandes deverá juntar-se ao "regressado" Adrien no meio-campo leonino. O Sporting até costuma dar-se bem com os ares de Guimarães, uma vez que nos últimos 15 anos só lá perdeu por uma vez, em 2008. Na época passada, foi um golo madrugador e solitário de Diego Capel a fazer a diferença. Agora, o Sporting tentará aproveitar o empate entre Benfica e Sporting de Braga para ganhar vantagem pontual sobre dois concorrentes diretos no topo da Liga.

O treinador Rui Vitória, que partilha o apelido com o clube, perdeu vários jogadores importantes relativamente à época passada, mas mantém o "núcleo duro" do onze, que conta com três novidades: Douglas, na baliza, substitui o "eterno" Nilson; no meio-campo, o jovem André André, - filho com o mesmo nome do ex-campeão europeu pelo FC Porto -, é visto como um jogador de enorme futuro em Guimarães e tenta afirmar-se no panorama nacional; por fim, a revelação da pré-época, Ricardito, que com apenas 18 anos tem deslumbrado em Guimarães, após ter sido dispensado pelo... Sporting.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub