O melhor Ronaldo de sempre leva Portugal ao Brasil

Portugal está no Mundial 2014, depois de Cristiano Ronaldo ter igualado Pauleta, batido o seu recorde de golos num ano civil e "arrumado" a Suécia com uma magistral exibição em Estocolmo.

Portugal está apurado para a fase final do Mundial pela quarta vez consecutiva, a sexta no seu historial, graças a Cristiano Ronaldo. A história do "play-off" com a Suécia pode ser assim resumida, uma vez que foi o capitão da seleção nacional a fazer o "hat-trick" que arrumou Ibrahimovic do Mundial, num triunfo por 3-2 em Estocolmo, depois do "bis" do sueco ter deixado Portugal a tremer.

Cristiano Ronaldo, porém, mostrou que a braçadeira de capitão que carrega no braço já não é adereço, mas sim algo que está bem entregue. Depois da estupenda segunda parte em Estocolmo, será difícil voltar a afirmar que CR7 não joga tanto por Portugal como pelo Real Madrid, até porque se não fosse o extremo português os bilhetes de ida ao Brasil teriam, muito provavelmente, carimbo sueco.

Com golos aos 50, 77 e 79 minutos, e com um "bis" de Ibrahimovic (68' e 72'), que fez tremer Portugal, pelo meio, Cristiano Ronaldo não só bateu o seu recorde de golos num ano civil - chegou aos 66, mais três do que em 2012 - como igualou Pauleta na lista de melhores marcador da história da seleção nacional. CR7 chegou aos 47 golos em 108 jogos, enquanto Pauleta, ponta-de-lança, fê-lo em 88.

CR7 volta, mais uma vez, a mostrar que tem a sua assinatura a página mais dourada da seleção nacional: em 10 anos de Ronaldo, Portugal alcançou três fases finais de Europeu e três de Mundiais, precisamente tantas quanto nos 82 anos em que não houve Ronaldo. João Moutinho até fez uma exibição soberba em Estocolmo, e as linhas aqui dedicadas bem poderiam caber ao médio português, mas no final das contas voltou a ser Ronaldo a resolver.

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo! Portugal está no Mundial 2014, no Brasil. Todas as reações já a seguir no DN.pt.

90+2' Ronaldo desperdiça! Isolado, CR7 "picou" a bola sobre Isaksson, mas falhou o alvo por centímetros!

90' Cinco minutos de compensação...

89' Substituição na Suécia. Saiu Larsson e entrou Gerndt. Já não há tempo para surpresas.

87' Remate forte de Cristiano Ronaldo, a falhar o alvo por pouco. CR7 quer mais e não deixará de ser frustrante que as votações para a Bola de Ouro já estejam encerradas.

86' Portugal tem, agora, a eliminatória e o jogo sob controlo. A Suécia teria que fazer mais três golos para ir ao Mundial 2014.

84' Remate de Elmander, na grande área, a passar por cima do alvo.

82' Substituição em Portugal. Saiu Hugo Almeida e entrou Ricardo Costa.

81' Ronaldo falha por pouco! Remate rasteiro de CR7, que passou a milímetros do poste direito!

79' GOLO DE PORTUGAL! CRISTIANO RONALDO FAZ O 2-3! Absolutamente magistral a segunda parte do capitão português, que completa o "hat-trick" e iguala Pauleta no recorde de golos (47) pela seleção nacional. Agora já não há dúvidas: Portugal vai ao Mundial 2014 no Brasil.

77' GOLO DE PORTUGAL! CRISTIANO RONALDO FAZ O 2-2! Só poderia ser ele, o capitão da seleção nacional, a pôr fim ao sofrimento. Bom passe de Hugo Almeida, a lançar CR7 para a grande área; mais um remate de pé esquerdo, mais um golo (o 46.º, a um do recordista, Pauleta) pela seleção e o Mundial 2014 dificilmente fugirá.

75' Grande sofrimento para a seleção nacional, com a Suécia a asfixiar por completo a equipa das quinas e a carregar em busca do 3-1.

73' Substituição em Portugal. Saiu Raúl Meireles e entrou William Carvalho, que se estreia.

72' GOLO DA SUÉCIA! ZLATAN IBRAHIMOVIC FAZ O 2-1! O cenário complica-se para Portugal, depois de Ibrahimovic ter faturado na conversão de um livre direto, quase em cima da linha da grande área. Portugal, se sofrer mais um golo, estará eliminado...

71' Paulo Bento pede "cabeça!" aos seus jogadores. Portugal tem dois golos de vantagem na eliminatória, mas a Suécia está a carregar com grande perigo.

69' Cartão amarelo para Källström, por tentar simular uma falta para penálti.

68' GOLO DA SUÉCIA! ZLATAN IBRAHIMOVIC FAZ O 1-1! Bruno Alves batido nas alturas por Ibrahimovic, na sequência de um pontapé de canto. A Suécia empata o jogo, mas terá que fazer mais dois golos para se apurar.

66' Hugo Almeida cabeceia mal, após cruzamento de Raúl Meireles.

64' Muitas faltas nesta fase do jogo, mas as quebras de ritmo interessam a Portugal.

62' Ronaldo lança Antunes para a grande área, mas o lateral não conseguiu o cruzamento. Excelente segunda parte de CR7.

61' Cartão amarelo para Svensson, por travar o contra-ataque de João Pereira.

59' Cartão amarelo para Nani, por falta sobre Elmander. Antes, Cristiano Ronaldo tinha sido completamente "varrido" no meio-campo, quando ia embalado para a baliza.

58' Bom cruzamento de João Pereira, mas Hugo Almeida não conseguiu atacar a zona de finalização.

56' Remate de Cristiano Ronaldo, desenquadrado com o alvo.

54' Cartão amarelo para Olsson, o primeiro na partida.

53' Substituição em Portugal. Saiu Fábio Coentrão e entrou Antunes. Alteração forçada por problemas físicos.

51' GOLO DE PORTUGAL! CRISTIANO RONALDO FAZ O 0-1! E Paulo Bento desata a correr pelo túnel de acesso aos balneários, depois de Cristiano Ronaldo, após uma diagonal e uma correria pelo centro do terreno, ter finalizado com o pé esquerdo, com um remate bem colocado. Portugal está a caminho do Mundial 2014 e importa destacar, ainda, o soberbo passe de João Moutinho.

50' Rui Patrício salva! A defesa portuguesa falha em toda a linha, mas Rui Patrício, com Larsson "na cara" do golo, fez uma excelente intervenção, que mantém Portugal na frente da eliminatória.

48' Excelente lance de Coentrão, que passou por dois opositores antes de isolar Ronaldo, mas o extremo estava em fora-de-jogo.

47' Fábio Coentrão parece estar totalmente recuperado. Antunes, pelo menos, já não está a aquecer.

46' Substituição na Suécia. Saiu Rasmus Elm e entrou Svensson, que cumpre a 147.ª internacionalização, aos 37 anos.

45+1' Intervalo na Friends Arena! Mantém-se o 0-0 no marcador, resultado que garantiria o apuramento de Portugal para o Mundial 2014.

45+1' Rui Patrício segura, a dois tempos, um cruzamento perigoso.

45' Ibrahimovic desperdiça! Numa das poucas falhas da seleção nacional na defesa, o sueco aproveitou um ressalto, na grande área, para rematar, mas atirou por cima do alvo.

43' Ronaldo atira para as nuvens! João Moutinho, o melhor em campo, solta Nani para um bom cruzamento do extremo, mas Ronaldo, em antecipação, na grande área, atirou muito por cima.

42' Rui Patrício segura. Remate de meia distância de Källström, para defesa atenta do guardião português.

40' Mantêm-se as preocupações com a condição física de Coentrão. Para já, o lateral do Real Madrid parece aguentar, mas Antunes continua a aquecer.

38' Que perdida de Hugo Almeida! Cristiano Ronaldo fez tudo bem na grande área, ao cruzar para a cabeça de Hugo Almeida, mas o ponta-de-lança finalizou mal e atirou à malha lateral. Era "só" encostar...

37' Remate de João Moutinho, na grande área, mas sem perigo para a Suécia. Bom momento de Portugal na partida.

36' Que perdida de Ronaldo! João Moutinho lançou João Pereira, que fez um bom cruzamento, mas CR7, ao segundo poste, atirou por cima do alvo, na melhor ocasião de golo até ao momento.

35' Isaksson nega o golo a Ronaldo, após arrancada e remate com o pé esquerdo do português.

34' Fábio Coentrão está com queixas e Antunes inicia exercícios de aquecimento, para já por precaução.

32' Cabeceamento de Ronaldo, após canto de Moutinho, mas o capitão da seleção nacional não conseguiu desviar a bola para a baliza.

31' Portugal mantém o controlo do jogo, forte na transição defensiva. De Ibrahimovic pouco ou nada se viu até ao momento.

29' Ronaldo falha o último drible na grande área, num lance em que poderia ter ficado isolado.

26' Cristiano Ronaldo tentava lançar Hugo Almeida, mas o ponta-de-lança foi desarmado.

23' Portugal melhor do que a Suécia nos últimos minutos. A seleção da casa ainda não criou nenhum grande lance de perigo.

21' Cristiano Ronaldo tenta um remate com pouco ângulo e desperdiça um lance de ataque.

20' Mau remate de Nani, após excelente lance de João Moutinho, que está a ser o melhor elemento até ao momento.

18' Cruzamento perigoso de Nani, mas Lustig afastou o perigo, perante a proximidade de Ronaldo.

17' Remate perigoso de Olsson, a passar ao lado do alvo. Rui Patrício tinha o lance sob controlo.

15' Portugal quase marcava! Cabeceamento de Bruno Alves, após livre de João Moutinho, para excelente intervenção de Isaksson. O banco de Portugal saltou que nem uma mola...

13' Não tem havido espaço para Cristiano Ronaldo aparecer. O trio luso de meio-campo vai-se destacando.

11' João Pereira tentou o passe longo para Ronaldo, mas Isaksson antecipou-se.

10' Portugal sereno e com maiores preocupações defensivas. A Suécia tem a iniciativa de jogo, mas para já sem criar perigo.

8' Portugal tem espaço para o contra-golpe, fruto do natural maior adiantamento da Suécia no terreno. Nani já o tentou explorar duas vezes, mas sem sucesso.

6' A seleção sueca procura as bolas paradas para tentar criar perigo para a baliza à guarda de Rui Patrício.

4' Nani conduz o contra-ataque de Portugal, mas falha no último passe.

3' Remate de Larsson, completamente desenquadrado com o alvo.

2' Suécia, ao ataque, conquista o primeiro pontapé de canto. Portugal defende com os onze jogadores.

1' O inglês Howard Webb apita para o início do jogo! Bola para Portugal.

Antevisão da partida:

SUÉCIA: Isaksson; Mikael Lustig, Per Nilsson, Mikael Antonsson, Martin Olson; Sebastian Larsson, Rasmus Elm, Kim Källström, Alexander Kacaniklic; Johan Elmander e Zlatan Ibrahimovic. Outros convocados: Wiland, Nordfelft, Johansson, Olsson, Granqvist, Bengtsson, Svensson, Wernbloom, Durmaz, Ola Toivonen, Sengin e Gerndt.

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida. Outros convocados: Eduardo, Beto, André Almeida, Ricardo Costa, Luís Neto, Antunes, William Carvalho, Rúben Micael, Josué, Silvestre Varela, Bruma e Éder.

19.44 - Tudo a apostos para o início do jogo.

19.41 - Momento de tremenda falta de desportivismo (e respeito) em Estocolmo, onde milhares de suecos assobiam enquanto se ouve A Portuguesa no estádio.

19.40 - As duas equipas reentram no relvado.

19.30 - Os jogadores terminam os exercícios de aquecimento. Cristiano Ronaldo que se prepare: já se grita por Messi...

19.15 - Muito diálogo entre os jogadores portugueses durante os exercícios de aquecimento, certamente em discussão sobre a estratégia a adotar dentro de 30 minutos.

19.05 - Hélder Postiga fica no banco, desconhecendo-se se terá sofrido algum problema físico.

19.00 - Bruma fica na bancada. O extremo do Galatasaray é o elemento preterido por Paulo Bento. Entretanto, os jogadores portugueses iniciaram os exercícios de aquecimento.

18.55 - Hugo Almeida vai ser titular. Estaria previsto jogar Hélder Postiga, mas segundo a FIFA houve uma alteração de última hora na equipa de Portugal. Joga o "gigante" do Besiktas no ataque. De resto, Paulo Bento não faz alterações e a Suécia repete a equipa da primeira mão.

18.45 - Falta uma hora para o inglês Howard Webb, 42 anos, ex-polícia e árbitro profissional de grande prestígio no Reino Unido, apitar para o início do jogo.

18.30 - A comitiva sueca também já está no estádio. Serão anunciadas as equipas titulares dentro de momentos, não havendo grandes surpresas em perspetiva.

18.15 - Os jogadores portugueses já estão na Friends Arena, onde paira um ambiente de boa disposição. Fernando Gomes e Humberto Coelho, presidente e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, respetivamente, mostraram-se sorridentes e confidenciaram a Cristiano Ronaldo algo que valeu uma gargalhada ao capitão da seleção.

18.00 - Mais um ataque a Cristiano Ronaldo... agora por parte da Pepsi. Saiba tudo aqui.

17.45 - Cristiano Ronaldo recorreu à rede social Instagram para deixar o seu "grito de guerra" antes do jogo: "Hoje à noite não devemos ter medo. 1, 2, 3, Portugal, Portugal, Portugal!", escreveu.

17.30 - O Suécia-Portugal terá lotação esgotada, mas nas imediações do estádio ainda há quem tente vender bilhetes no "mercado negro". O preço chega aos 250 euros.

17.15 - São esperados cerca de 1500 portugueses nas bancadas da Friends Arena, com capacidade para 50 mil espectadores. O estádio foi inaugurado há um ano e teve um custo de 300 milhões de euros.

17.00 - A Federação sueca acaba de confirmar que a Friends Arena, em Estocolmo, terá a cobertura parcialmente aberta. Esta medida, inédita, visa tentar prejudicar a seleção nacional durante a partida, tendo em conta que a Suécia está bem mais habituada a jogar sob temperaturas negativas. Estima-se, assim, que Portugal jogue sob uma temperatura de um a dois graus negativos. Até aqui, todos os jogos oficiais disputados em Estocolmo tiveram direito a cobertura fechada no estádio.

SUÉCIA: Isaksson; Mikael Lustig, Per Nilsson, Mikael Antonsson, Martin Olson; Sebastian Larsson, Rasmus Elm, Kim Källström, Alexander Kacaniklic; Johan Elmander e Zlatan Ibrahimovic. Outros convocados: Wiland, Nordfelft, Johansson, Olsson, Granqvist, Bengtsson, Svensson, Wernbloom, Durmaz, Ola Toivonen, Sengin e Gerndt.

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. Outros convocados: Eduardo, Beto, André Almeida, Ricardo Costa, Luís Neto, Antunes, William Carvalho, Rúben Micael, Josué, Bruma, Silvestre Varela, Hugo Almeida e Éder.

O trabalho de dois anos vai resumir-se a 90 minutos: Portugal defronta nesta terça-feira a Suécia (19.45), na segunda mão do "play-off" de acesso ao Mundial 2014. Depois de um triunfo por 1-0 na Luz, a seleção nacional dispensa calculadora pois as contas são bem simples: o empate ou a vitória garante o apuramento; uma derrota tangencial com golos marcados também; o 1-0 para a Suécia conduzirá o jogo a prolongamento e, possivelmente, penáltis; um triunfo por dois ou mais golos da Suécia deixará Portugal em terras lusas no verão de 2014.

A retrospetiva é animadora: nos últimos 20 anos, Portugal disputou 137 jogos oficiais e só em dois deles perdeu por mais de um golo. A seleção nacional recolhe o favoritismo para marcar presença na fase final de uma grande competição pela oitava vez consecutiva, graças ao golo "solitário" de Cristiano Ronaldo na primeira mão, mas na Suécia a confiança é muita, sobretudo apoiada em Ibrahimovic. Portugal sabe, ainda assim, que um golo forçará a equipa escandinava a marcar três para se apurar. E CR7 está a um golo de bater o seu recorde (63) absoluto de golos num ano civil...

Financeiramente, ir ao Mundial 2014 será um estímulo, também, para os jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol encaixará seis milhões de euros com a presença no Mundial e, dessa verba, destinará 20 mil euros por atleta em caso de apuramento para o Brasil. Paulo Bento, selecionador nacional, não fugiu à pressão e admitiu que o seu destino deverá ser a saída do comando técnico de Portugal em caso em fracasso. Ainda no campo financeiro, não ir ao Mundial poderá significar a perda de um impacto de 438 milhões de euros na economia nacional.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular