Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


PORTUGAL-ALEMANHA (0-1, Gómez 72')

Alemanha volta a pôr Portugal em crise no Euro

por João Ruela e João Rosado  

Alemanha volta a pôr Portugal em crise no Euro

A seleção portuguesa ainda atirou por duas vezes à trave e teve várias ocasiões para chegar ao empate no final, mas saiu derrotada de Lviv e está "obrigada" a ganhar à Dinamarca já daqui a quatro dias.

Um desfecho anunciado, mas contrariado pela seleção portuguesa até ao último suspiro. Portugal começou o Euro 2012 com uma derrota frente à Alemanha, por 1-0, este sábado, e complicou consideravelmente aos contas do grupo B. Ao segundo jogo, marcado para quarta-feira, já haverá um 'mata-mata' contra a Dinamarca, que surpreendeu e bateu a Holanda pelo mesmo resultado. Na cidade ucraniana de Lviv, Paulo Bento não disfarçou a estratégia portuguesa, que passava por defender bem e atacar quanto - e quando - fosse possível. Prova disso é que Nani e Cristiano Ronaldo, os jogadores de quem mais se esperava, passaram os primeiros 20 minutos em trabalho defensivo, na tentativa de reforçar o meio-campo e contrariar o domínio alemão. Coentrão foi o mais inconformado dos portugueses e, também, o mais perigoso contra o 'betão' alemão. Apesar do domínio maioritariamente germânico, foi Portugal a ter a melhor ocasião de golo da primeira parte: na sequência de um canto, a bola sobrou para Pepe e o defesa atirou à trave, levando a bola a bater caprichosamente na linha de baliza. José Mourinho, na bancada, sofreu com o lance, entre tantos outros.A Alemanha continuou a dominar na segunda parte e Cristiano Ronaldo raramente conseguiu soltar-se da marcação alemã, embora tivesse indicações para estar mais preocupado em fechar no meio-campo, tal como Nani. Paulo Bento, contudo, foi forçado a mudar aos 73 minutos, momento em que Gómez escapou a Pepe e, perante o 'baixinho' João Pereira, só teve que dizer "sim" ao cruzamento de Khedira. Nélson Oliveira e Varela foram as apostas de Paulo Bento e foi com a entrada do extremo que Portugal passou a encostar os alemães à sua baliza, nos últimos dez minutos. Nani, com um cruzamento largo, atirou à trave (84'), mas foi a Varela que pertenceu o lance que ninguém pode falhar: Nélson Oliveira ganhou o a linha e serviu o colega, mas o remate de Varela esbarrou na 'mancha' de Neuer. Bruno Alves ainda cabeceou no 'canto do cisne', mas a Alemanha segurou o triunfo e colocou um pé nos "quartos". Comentário final de João Rosado: "Num jogo em que Patrício e Neuer estiveram pouco em jogo, Portugal perdeu por falta de eficácia. Pepe e Varela não foram capazes de marcar e na verdadeira oportunidade de golo a Alemanha concretizou. Nada está perdido e, perante outros adversários, Ronaldo poderá rematar mais vezes à baliza. Coentrão foi o melhor entre os portugueses"

Filme do jogo: 

90+5' Final do jogo! A Alemanha vence por 1-0, deixa o apuramento para os "quartos" bem encaminhado e coloca Portugal com um pé fora do Europeu.  

90+4' Cabeceamento de Bruno Alves, por cima do alvo. E o jogo vai acabar.  

90+4' Substituição na Alemanha. Saiu Bender e entrou Müller. 

90+3' Nani falha! Ronaldo ganhou a linha e assistiu Nani, mas o atacante atirou contra as costas de Badstuber. Ia para golo!... 

90' A Alemanha irá agora, naturalmente, jogar com o tempo. Faltam três minutos.  

88' Varela falha o empate! Tinha tudo para marcar! Nélson Oliveira ganhou o lance, Ronaldo deixou a bola passar e Varela apareceu sozinho ao segundo poste, mas o remate esbarrou na mancha de Neuer. Portugal ainda acredita no empate.  

87' Substituição no Real Madrid. Saiu Özil e entrou Kroos.  

86' Remate de Nani em zona central, sem perigo. Portugal melhorou muito desde a entrada de Varela, que também já esteve perto do golo. 

84' Nani atira à trave! O extremo tentou cruzar, mas a bola ganhou altura e acabou por bater na base superior do ferro da baliza de Neuer. O triunfo da Alemanha, a confirmar-se, será mesmo tirado a ferros...

83' Remate "enrolado" de Coentrão, após tabela com Ronaldo, mas a bola sofreu um desvio e saiu para canto. Portugal procura o emapte.

Comentário de João Rosado:"Algo inesperadamente e na sequência de um ressalto, Gómez acabou mesmo por marcar. Portugal já tem Nani no corredor central mas poderia apostar um pouco mais e pensar na saída de João Pereira, permitindo o lançamento de um especialista em lances de bola parada, como Hugo Viana..."

82' Pontapé forte de Ronaldo, finalmente a encontrar espaço, a atirar para defesa apertada de Neuer.

81' Portugal ainda não conseguiu sequer aproximar-se de Neuer desde que sofreu o golo.

80' Substituição em Portugal. Saiu Meireles e entrou Varela.

79' Substituição na Alemanha. Saiu Mario Gómez e entrou Klose.

77' Paulo Bento vai lançar Varela. Provavelmente, sairá um médio, talvez Meireles, e Nani passará para as costas de Nélson Oliveira.

75' Portugal sem ideias para chegar ao empate. A Alemanha está mais perto do 2-0, embora o jogo esteja "partido".

72' GOLO DA ALEMANHA! MARIO GÓMEZ! O avançado alemão, no momento em que Klose se preparava para entrar em campo, ganhou de cabeça ao pequenino João Pereira, após fugir a Pepe, e atirou sem hipóteses para Patrício. Agora, Portugal terá que sair da toca.

70' Substituição na seleção portuguesa. Saiu Postiga e entrou Nélson Oliveira.

69' Cartão amarelo para Boateng, por travar Ronaldo.

66' Paulo Bento vai mexer: vai entrar Nélson Oliveira. Hélder Postiga deverá ser o escolhido para sair.

64' Cristiano Ronaldo, isolado por João Moutinho, dispôs de muito pouco tempo para rematar à baliza e acabou desarmado por Boateng, quando o português já tinha o pé encostado à bola.

Comentário de João Rosado: "Tal como na primeira parte, Coentrão tem sido capaz de surpreender em iniciativa atacante por zona... interior. Isso mais tarde ou mais cedo pode ajudar Ronaldo a 'enganar' Hummels. Entre os alemães, Podoslki e Gomez sem confiança. Schurrle e Klose estão (ainda) no banco..."

60' Cartão amarelo para Coentrão, por falta sobre Schweinsteiger.

57' Cabeceamento de Mario Gómez, no primeiro remate do 'panzer' na partida, mas não foi à baliza.

54' Portugal está a marcar maior presença no meio-campo da Alemanha. Falta arriscar mais no remate, porque não há muito espaço para jogar.

52' Os ânimos estão mais exaltados nesta segunda parte. Os jogadores protestam mais e Paulo Bento também.

49' Remate de Cristiano Ronaldo, o seu primeiro na partida, fraco e à figura.

46' A Alemanha começa com um lance de grande perigo, onde os cortes providenciais de Bruno Alves e Pepe evitaram que Rui Patrício pudesse ser batido.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para a Alemanha.

Comentário de João Rosado: "Boa primeira parte de Portugal, maduro e taticamente sereno. O sacrifício dos alas (Nani e Ronaldo) em comportamento defensivo ajuda a seleção a ter também cinco elementos no meio-campo. E foi Pepe quem acabou por ter a grande ocasião do jogo, rematando à barra! Neuer e Patrício, no fundo, com pouco trabalho nesta primeira parte"

45+1' INTERVALO EM LVIV!

45' Bola na trave da baliza da Alemanha! Incrível como não entra! Na sequência de um pontapé de canto, Pepe ficou com a sobra e atirou ao ângulo, mas a bola bateu na trave e não entrou por milímetros, ao ter batido mesmo sobre a linha de golo.

43' Cartão amarelo para Badstuber, por travar Nani quando o português ia disparado para o último terço do terreno.

42' João Moutinho tentou o remate, mas este saiu torto e sem força. Raúl Meireles, com pouco mais que preocupações defensivas, não tem conseguido acompanhar as subidas do ataque português e, como tal, falta gente na zona central.

41' Lance muito perigoso para a baliza de Patrício, com Müller a antecipar-se à marcação e, já dentro da grande área, a rematar cruzado e ao lado.

40' Portugal não parece interessado em contrariar o favoritismo da Alemanha, a equipa que mais procura o golo na partida. A preocupação portuguesa é, nitidamente, não sofrer golos.

38' Pontapé de Khedira, para as nuvens.

37' A partida continua muito fechada e dá a ideia que só uma falha defensiva de uma das equipas poderá quebrar o nulo.

34' Coentrão está a ser o mais sério candidato a melhor jogador da seleção portuguesa na primeira parte, apesar de a Alemanha ter no corredor direito o favorito para atacar.

Comentário de João Rosado: "A exemplo do que aconteceu no jogo com a Turquia, Portugal não tem sido capaz de explorar bem o lado direito do ataque. Nani parece excessivamente centrado nas subidas de Lahm, até porque a equipa das quinas já cometeu erros em posse de bola, deixando pouca gente atrás"

32' Mesmo a contra-atacar, Portugal nunca conseguiu ficar em superioridade numérica no último terço do terreno.

30' Podolski recebe a bola completamente sozinho na grande área portuguesa, mas atirou para as nuvens. Não é a primeira falha de marcação da defesa lusitana.

28' A seleção portuguesa está a defender muito atrás e, depois, não tem conseguido dar velocidade aos poucos contra-ataques. O empate parece não ser, de todo, algo indesejável pela equipa portuguesa.

26' Portugal está a falhar no último passe, assim como a Alemanha. Há sempre um corte à tangente, a evitar que alguém fique isolado.

23' A bola entrou na baliza de Portugal, mas o jogo já tinha sido interrompido por falta de Meireles sobre Khedira. A lei da vantagem poderia ter sido dada.

20' As duas seleções estão "encaixadas" e as individualidades não estão a sobressair.

18' Na primeira iniciativa individual de Cristiano Ronaldo, o extremo levou uma assobiadela monumental. Cruzou e Postiga tentou rematar com o calcanhar, mas a bola acabou por sair para canto.

17' A Alemanha começa a tomar conta do jogo, com mais posse de bola e a conseguir criar mais linhas de passe. Não há Cristiano Ronaldo no jogo, mas o meio-campo está muito bem.

João Rosado: "A forma como a Alemanha se mostrou agressiva já levou Postiga a responder na mesma moeda e a ser... amarelado. É uma madrugadora preocupação para Paulo Bento. Outra tem a ver com a colocação de Schweinstieger como interior-direito, o que impede Moutinho de pensar o jogo ofensivo de Portugal"

13' Cartão amarelo para Hélder Postiga, depois de uma entrada duríssima sobre o guarda-redes Neuer.

11' Cristiano Ronaldo ainda não apareceu na partida e mal tocou na bola. O mesmo se passa com Nani.

9' Remate de Podolski, após um cruzamento largo da Alemanha, que Patrício defendeu a dois tempos. A Alemanha tenta jogar no erro de Portugal.

6' Paulo Bento mudou de estratégia no meio campo: Raúl Meireles atua mais recuado e forma um duplo pivô com Miguel Veloso, aumentando a liberdade criativa de Moutinho.

4' Portugal está bem na partida, depois do susto protagonizado por Gómez.

3' Os adeptos atiram objetos a Miguel Veloso antes de o português bater o pontapé de canto.

2' Iniciativa de Fábio Coentrão, que passou por quatro jogadores da Alemanha antes de ganahr o pontapé de canto. Ronaldo não ficou isolado por pouco.

2' Defesa apertada de Rui Patrício, após Mario Gómez se ter antecipado de cabeça a Pepe.

- INÍCIO DO JOGO! Bola para Portugal.

19.44 Portugal vai sair a jogar primeiro.

19.42 Passamos ao hino da Mannshaft.

19.41 Ouve-se o hino de Portugal no estádio. E muitos dos adeptos estrangeiros acompanham A Portuguesa.

19.40 As três equipas entram no relvado. O árbitro é o francês Stéphane Lannoy.

19.36 Decorre no relvado a habitual cerimónia de abertura das partidas, com coreografias preparadas pela organização.

19.33 A maioria dos adeptos presentes nas bancadas não são portugueses, nem alemães. Há, sobretudo, muitos ucranianos e polacos que querem ver as estrelas das respetivas seleções brilharem.

19.30 A seleção portuguesa está a terminar os exercícios de aquecimento e prepara-se para regressar ao balneário, assim como os germânicos.

19:19 José Mourinho já está no estádio. O técnico disse que marcaria presença em Lviv para... ver os seus jogadores (Pepe, Coentrão, Ronaldo, Khedira e Özil).

19:16 Há muitos adeptos nas bancadas que parecem só ter pago bilhete para verem Ronaldo. A esmagadora maioria das câmeras fotográfica e dos telemóveis estão apontados para o jogador português. Os alemães, esse, vão chamando por Messi.

19:11 Os jogadores da seleção portuguesa já aquecem no relvado da Arena de Lviv. Há cerca de 4 mil portugueses nas bancadas.

EQUIPAS OFICIAIS:

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber, Lahm; Khedira, Schweisnteiger; Thomas Müller, Özil, Podolski; Mario Gómez.

Comentário de João Rosado:"Como se previa, Paulo Bento apostou nos jogadores com mais tempo de seleção e escolheu Miguel Veloso para a posição 6. No eixo ofensivo, a titularidade de Postiga terá a ver com a sua maior mobilidade, fator que permitirá a Ronaldo experimentar o corredor central. Estará Hummels à altura?"

Já entrámos em contagem decrescente para a estreia de Portugal no Euro 2012, frente à Alemanha, na cidade ucraniana de Lviv. Paulo Bento não reservou qualquer surpresa para o ataque à liderança do grupo B (a Dinamarca já venceu a Holanda, por 1-0), enquanto a Alemanha optou por utilizar Müller em detrimento de Özil.


Patrocínio
 
10509Visualizações
17Impressões
370Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




6ª Jornada

Ver todos os Vídeos

6ª Jornada

Sporting - FC Porto

1-1

Estoril - Benfica

2-3

Sp. Braga - Rio Ave

3-0

Moreirense - Penafiel

0-0

Arouca - Académica

0-1

Marítimo - V. Guimarães

4-0

Boavista - Gil Vicente

3-2

V. Setúbal - Nacional

2-0

P. Ferreira - Belenenses

2-0

7ª Jornada

V. Guimarães - Boavista

03/10 20h30

Penafiel - Sporting

04/10 20h15

Gil Vicente - Estoril

05/10 16h00

P. Ferreira - Marítimo

05/10 16h00

Académica - Moreirense

05/10 16h00

Benfica - Arouca

05/10 18h00

FC Porto - Sp. Braga

05/10 18h00

Nacional - Rio Ave

05/10 19h00

Belenenses - V. Setúbal

05/10 20h15

6ª Jornada

1 - Benfica

16

2 - FC Porto

12

3 - Marítimo

12

4 - Sp. Braga

11

5 - V. Guimarães

11

6 - Rio Ave

10

7 - Sporting

10

8 - Belenenses

10

9 - P. Ferreira

8

10 - Arouca

7

11 - V. Setúbal

7

12 - Boavista

7

13 - Académica

6

14 - Moreirense

6

15 - Estoril

5

16 - Nacional

4

17 - Penafiel

4

18 - Gil Vicente

1

1.º - JACKSON MARTÍNEZ (FC Porto)

15 golos

2.º - FREDY MONTERO (Sporting)

13 golos

3.º - DERLEY (Marítimo)

12 golos

4.º - LIMA (Benfica)

11 golos

5.º - RAFAEL MARTINS (V. Setúbal)

10 golos

6.º - BEBÉ (Paços de Ferreira), HELDON (Marítimo), RODRIGO (Benfica), EVANDRO (Estoril)

9 golos

mais

PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE




DN

Epaper

Epaper