Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


FC Porto-Nacional, 1-0

Três pontos "sofridos" e um grande susto por James

por João Ruela  

Três pontos "sofridos" e um grande susto por James

Pelo segundo jogo consecutivo, Jackson garante triunfo no Dragão com um cabeceamento após um pontapé de canto. James lesionou-se e poderá falhar o clássico com o Benfica.

Jackson Martínez, sempre e só ele, assegurou este sábado a conquista de mais três pontos para o FC Porto no campeonato e manteve o registo 100% vitorioso no Dragão. Os bicampeões nacionais derrotaram o Nacional da Madeira, por 1-0, e igualaram provisoriamente os 32 pontos do Benfica, na liderança da Liga, na jornada (13.º) que antecede o importante clássico no Estádio da Luz - jogo para o qual James Rodríguez ficou em dúvida, após se ter lesionado na 13.ª vitória consecutiva no Dragão.

O FC Porto assegurou o triunfo da mesma forma que já o havia feito na última partida disputada no campeonato, frente ao Moreirense: pontapé de canto ao qual Jackson Martínez respondeu com um bom golpe de cabeça, desta vez aos 24 minutos, com a bola, cruzada por João Moutinho (sofreu um penálti não assinalado minutos antes), a bater no poste antes de passar a linha de golo. O colombiano foi mesmo o único a conseguir rematar à baliza do guarda-redes Vladan durante os primeiros 40 minutos, apesar de o Nacional da Madeira não ter conseguido esta "proeza" por nenhum jogador, algo que ilustra uma primeira parte com pouco para contar.

O intervalo chegou com um grande susto: James Rodríguez lesionou-se (possivelmente uma lesão muscular, mas ainda será reavaliado) e teve que ser substituído, ficando em dúvida para o clássico com o Benfica, agendado para 13 de janeiro. Vítor Pereira, com os jovens Sebá e Kelvin no banco, "inventou" com a entrada de Steven Defour, que ocupou o lado direito do ataque, alternando a posição com Lucho González, num 4x3x3 "manco" do lado direito. Sem James Rodríguez, a habitual dinâmica ofensiva dos dragões desapareceu.

Os timoneiros de Vítor Pereira nunca sofreram, efetivamente, grandes ameaças por parte do ataque do Nacional da Madeira (fez apenas um remate à baliza em todo o jogo), mas tiveram, uma vez mais, que gerir uma vantagem tangencial até ao final da partida. Desde 2007 que o FC Porto não vencia dois jogos seguidos por 1-0 no Dragão, agora muito por causa de uma mão cheia de grandes defesas de Vladan na segunda parte, mas a missão foi cumprida e o FC Porto igualou, à condição, os 32 pontos do Benfica, na liderança do campeonato. Os bicampeões, já se sabe, vão visitar a Luz com um jogo a menos que os rivais, que jogam domingo no Estoril.

Os dragões despediram-se de 2012 com a melhor defesa "caseira" da Europa, algo que mereceu o destaque de Vítor Pereira. "Foi um jogo difícil por não termos feito o segundo golo, para dar mais tranquilidade. Mas defensivamente somos rigorosos e praticamente não damos oportunidades de golo ao adversário", elogiou, sem justificar o porquê de ter optado por fugir ao 4x4x3 "puro" com a entrada de Defour. "Isso é um problema meu, não vou explicá-lo a ninguém", atirou, ainda sem considerar Izmailov (que muito jeito poderia ter dado aos dragões hoje...) jogador do FC Porto.


Ler Artigo Completo(Pág.1/12) Página seguinte
Patrocínio
 
3800Visualizações
1 Impressão
24Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password



10ª Jornada

Ver todos os Vídeos

10ª Jornada

Arouca - V. Guimarães

1-2

Sp. Braga - Gil Vicente

2-0

Moreirense - Belenenses

0-1

V. Setúbal - Marítimo

1-0

Nacional - Benfica

1-2

Boavista - Penafiel

1-0

Sporting - P. Ferreira

1-1

Estoril - FC Porto

2-2

Rio Ave - Académica

3-0

11ª Jornada

V. Guimarães - Moreirense

28/11 20h30

Belenenses - Arouca

29/11 16h00

Penafiel - Sp. Braga

29/11 18h00

Sporting - V. Setúbal

29/11 20h15

Marítimo - Boavista

30/11 16h00

Gil Vicente - Nacional

30/11 16h00

Académica - Benfica

30/11 18h00

FC Porto - Rio Ave

30/11 20h15

P. Ferreira - Estoril

01/12 20h00

10ª Jornada

1.º - JACKSON MARTÍNEZ (FC Porto)

15 golos

2.º - FREDY MONTERO (Sporting)

13 golos

3.º - DERLEY (Marítimo)

12 golos

4.º - LIMA (Benfica)

11 golos

5.º - RAFAEL MARTINS (V. Setúbal)

10 golos

6.º - BEBÉ (Paços de Ferreira), HELDON (Marítimo), RODRIGO (Benfica), EVANDRO (Estoril)

9 golos

mais

PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE




DN

Epaper

Epaper