Volvo Ocean Race parte de Lorient

Os seis veleiros da Volvo Ocean Race (VOR) largaram este domingo de Lorient, na França, em direção a Galway, Irlanda, para a derradeira etapa da 11.ª edição da prova, que pode consagrar o Groupama na madrugada de terça-feira.

As últimas 485 milhas náuticas (875 quilómetros) da VOR2012 serão cumpridas através do Canal da Mancha e na costa irlandesa e quando chegarem a Galway terão sido vencidas as 39.720 milhas náuticas (sensivelmente 70.000 quilómetros) pelo globo terrestre.

Os veleiros deixaram hoje Lorient por entre dezenas de embarcações e as previsões apontam para uma curta travessia de 36 horas, com chegada na noite de segunda para terça-feira. Contudo, a prova apenas ficará completa a 7 de julho com a regata costeira de Galway.

Após a vitória na regata costeira de Lorient, o Groupama, do "skipper" Franck Camma, tem 225 pontos e uma confortável vitória de 25 pontos para os norte-americanos do Puma, pelo que uma posição até ao quarto lugar em Galway chegará para os franceses conquistarem o título na prova, que arrancou a 29 de outubro de 2011 de Alicante (Espanha). Nas posições seguintes estão o CAMPER, com 196, e o Telefonica, com 194, que liderou a prova até à chegada a Lisboa.

A concretizar-se o triunfo do Groupama será a segunda vitória francesa na historial da Volvo Ocean Race (a antiga Witbread), tendo a primeira sido alcançada por Lionel Péan com o L"Esprit d'Equipe.

Fora das contas do "pódio" estão o Abu Dhabi, vencedor da etapa Miami-Lisboa, com 124 pontos, e o Sanya, que soma apenas 40.

Classificação:

1. Groupama, Fra (Franck Cammas) 225 pontos

2. Puma, EUA (Ken Read) 200

3. CAMPER, NZL (Chris Nicholson) 196

4. Telefonica, Esp (Iker Martinez) 194

5. Abu Dhabi, EAU (Ian Walker) 124

6. Sanya, Chi (Mike Sanderson) 40

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular