Tomaz Morais "arrepiado" com o ambiente olímpico

O râguebi de sevens será uma das novidades nos próximos Jogos Olímpicos e a razão que levou o diretor técnico nacional a Londres2012, onde ficou "arrepiado" com a primeira experiência no maior evento desportivo mundial.

Aos 42 anos, Tomaz Morais, uma das maiores figuras do râguebi nacional, fez uma viagem relâmpago à capital britânica, onde participou numa ação da Federação Internacional de Rugby (IRB) junto do Comité Olímpico Internacional (COI), e estreou-se, embora de uma forma breve, no meio olímpico, numa preparação para aquilo que será no Rio de Janeiro2016, caso Portugal se qualifique.

"Foi a minha primeira vez em Jogos Olímpicos. Estive apenas dois dias, mas fiquei arrepiado com o ambiente que encontrei. É algo simplesmente fantástico", disse Tomaz Morais à agência Lusa.

A reintrodução do râguebi no programa olímpico resultou de uma longa batalha protagonizada pelo IRB já desde os anos 80 e que finalmente deu frutos em 2009, quando o COI aprovou a inclusão dos sevens, com um total de 12 equipas no masculino e no feminino.

"Vai ser uma grande oportunidade para a modalidade. Tem tudo a ver com os Jogos Olímpicos. No circuito mundial, os atletas também ficam todos instalados no mesmo local e à volta dos estádios o ambiente é o mesmo, embora em menos escala claro", considerou o antigo selecionador nacional.

Nos Jogos do Rio de Janeiro2016, a introdução dos sevens poderá também ser uma ocasião para o râguebi português "mostrar o seu desenvolvimento nos últimos anos" e que tem resultado num domínio nas provas europeias. Nos últimos 10 anos, Portugal sagrou-se oito vezes campeão do "Velho Continente", tendo este ano falhado o título para Inglaterra.

"Os nossos jogadores estão preparados para estar aqui, para competir nos Jogos Olímpicos. São mentalmente muito fortes. Portugal tem hipóteses de fazer muito boa figura no Rio de Janeiro", frisou o antigo jogador do GD Cascais.

No seu "mini estágio" em Londres2012, Tomaz Morais trouxe sorte à missão portuguesa. No dia que chegou à cidade inglesa, Portugal conquistou a sua única medalha até ao momento, com a prata de Fernando Pimenta e Emanuel Silva na canoagem.

"Vi em direto pela televisão, gostava de ter visto ao vivo, foi fantástico. Também queria ter assistido ao Brasil frente à Argentina no basquetebol, é sempre uma grande rivalidade. Nos Jogos também sigo sempre o hóquei em campo feminino e voleibol de praia tanto masculino como feminino. São desportos que só acabo por ver de quatro em quatro anos", revelou Morais pouco antes de viajar para Lisboa.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 arrancaram no dia 27 de julho e terminam domingo.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular