23 novembro 2014 às 14h35

Lewis Hamilton sagra-se campeão mundial de Fórmula 1

O piloto inglês venceu o GP de Abu Dhabi e arrecadou o segundo título da carreira no circuito mundial de Fórmula 1. Nico Rosberg nunca esteve perto de destronar o novo campeão.

João Ruela

Lewis Hamilton sagrou-se, neste domingo, campeão do mundo de Fórmula 1, ao terminar o Grande Prémio de Abu Dhabi em 1.º lugar, impedindo que o colega de escuderia na Mercedes, Nico Rosberg, pudesse destroná-lo na derradeira etapa da temporada.

Com 17 pontos de vantagem à partida para os Emirados Árabes, Hamilton arrancou melhor do que o piloto alemão de 29 anos, que tinha garantido a 11.ª "pole" da época. Mas de pouco valeu, pois Hamilton somou a 11.ª vitória da temporada (mais seis do que Rosberg) e arrecadou os 50 pontos em Abu Dhabi.

"Foi provavelmente o melhor arranque que alguma vez fiz", reconheceu o piloto, entre lágrimas de emoção e agradecimentos à família e aos fãs. "Sabe ainda melhor do que o primeiro [título]. É como se fosse a primeira vez. É o melhor sentimento da minha vida, obrigado a todos!", disse o piloto, deixando ainda uma palavra de apreço ao colega, rival e amigo Nico Rosberg.

Vídeo do arranque na perspetiva dos dois pilotos:

[youtube:pcPhslWQSUE]

Nico Rosberg ficou-se pelo 14.º lugar (chegou a ser "dobrado" pelo colega) e nunca conseguiu colocar em causa a corrida quase perfeita de Hamilton no circuito de Yas Marina, onde cumpriu as 55 voltas em 1:39.02,619 horas. Felipe Massa terminou em 2.º lugar e Bottas completou o pódio.

Depois de ter alcançado o primeiro título em 2008, ao serviço da McLaren, Hamilton sucede ao até aqui tetracampeão Sebastien Vettel e torna-se no primeiro inglês a vencer por duas vezes o Mundial de Fórmula 1 desde Graham Hill (1962 e 1968).