30 agosto 2016 às 16h09

UEFA quer mudar horário dos jogos da Liga dos Campeões

Proposta ainda está em estado embrionário, mas se tudo correr de acordo com os planos da UEFA deve entrar em vigor em 2018

DN

A UEFA quer mudar o horário clássico dos jogos da Liga de Campeões e dividir os jogos por dois novos horários: em vezes de serem todos às 19.45 passam a ser às 18:00 e 20:00 (hora de Lisboa), segundo avança a revista alemã Sport Bild.

A proposta ainda está em estado embrionário e pretende garantir que os canais de televisão da Europa de Leste consigam atrair mais espectadores - atualmente, as provas começam muito tarde para os hábitos desses países - e, assim, gerar mais receitas para a UEFA.

Terça e quarta-feira continuarão a ser os dias de competição. O novo horário será por agora apresentado aos clubes e às ligas, de cujo consentimento depende a redação de uma proposta completa a ser apresentada à agência de meios responsável pelos contactos com o mercado.

Se todos os passos forem concretizados de acordo com o previsto, a alteração horária deve entrar em vigor em 2018.

O modelo de dois horários já é utilizado na Liga Europa, cujos jogos começam às 18:00 e 20:05, às quintas-feiras. A proposta é apenas mais uma da série de alterações que a UEFA tem encetado, nomeadamente no que diz respeito à forma de acesso, cálculo do coeficiente e distribuição de verbas.