24 janeiro 2017 às 14h42

Russo campeão olímpico pede para competir sob bandeira neutra

Ivan Ujov foi campeão olímpico de salto em altura nos jogos de Pequim 2008 e pede para competir a título individual

DN/Lusa

O russo Ivan Ujov, campeão olímpico de salto em altura em Pequim2008, pediu à Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) para competir sob bandeira neutra, devido à suspensão imposta à Rússia em consequência do escândalo de doping.

Ujov foi o último de 12 atletas russos que pediram à IAAF para competir a título individual, entre os quais estão também Serguei Shubenkov, campeão mundial e europeu dos 110 metros barreiras, e Maria Kuchina, campeã mundial do salto em altura.

O organismo regulador da modalidade impediu os atletas russos de participarem no Rio2016, na sequência da descoberta de um sistema generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal, que abrangeu, entre outros eventos internacionais, os Jogos Olímpicos Londres2012 e Socchi2014 (Inverno).

Em dezembro passado, e já depois de prolongada a suspensão da Federação Russa de Atletismo, a IAAF anunciou a decisão de permitir às russas Yulia Stepanova e Daria Klishina competir como individuais nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta, decorrem em março, em Belgrado.

Os atletas russos que solicitarem o estatuto de individual, desde que submetidos a controlos antidoping por entidades independentes, mas o presidente da IAAF, Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá competir coletivamente.