23 setembro 2017 às 00h00

Juan Carlos campeão mundial de vela aos 79 anos

Monarca espanhol juntou mais um título ao seu currículo. Paixão pela vela começou em Portugal quando tinha apenas 11 anos

Nuno Fernandes

O Bribón Movistar, liderado pelo rei emérito Juan Carlos I, sagrou-se ontem campeão mundial de vela na divisão de clássicos Classe 6 metros, ao manter a liderança da competição na prova que se realizou em Vancouver, no Canadá, superando o Goose do norte-americano Peter Hofmann e o Saskia do brasileiro Lars Grael.

Aos 79 anos, Juan Carlos conquistou assim o seu primeiro título mundial, ele que é um autêntico apaixonado pela vela e que chegou a participar em algumas edições de Jogos Olímpicos, tendo ganho vários títulos em competições realizadas em solo espanhol.

A paixão pela vela, aliás, foi passada também aos filhos Felipe e Cristina. Felipe chegou a ser campeão espanhol na classe Soling em 1989 e 1990, tendo ainda conquistado um quinto lugar no Mundial da mesma categoria. Tal como o pai, também marcou presença nos Jogos Olímpicos, mais concretamente nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, onde foi o porta-estandarte de Espanha e terminou a sua participação com um diploma graças ao sexto lugar alcançado.

"Não é estranho que a nossa família tenha escolhido a vela como desporto de competição. O rei [Felipe], a infanta Cristina e eu próprio tivemos a honra de participar em diversas edições de Jogos Olímpicos [Munique 72, Seul 88 e Barcelona 92] como integrantes da equipa espanhola de vela competindo em diversas classes de barcos. Também entre nós a vela serviu sempre para manter e alimentar um saudável espírito competitivo familiar", confessou Juan Carlos no livro O Rei e o Mar, da autoria do jornalista Ignacio Gómez-Zarzuela, lançado em 2012.

O gosto pela vela vem desde a infância e dos tempos em que viveu no Estoril com os pais, os condes de Barcelona. No mesmo livro é assinalado que, com apenas 11 anos, fez a sua primeira prova e venceu uma regata que ligou Lisboa a Sesimbra. Desde aí a paixão pela vela nunca mais parou de crescer.

Em 2011, devido ao seu estado de saúde, Juan Carlos afastou-se um pouco da modalidade, mas mesmo assim continuou a competir em provas menos exigentes fisicamente.

Entre as muitas histórias contadas nas aventuras de Juan Carlos no mar, uma ficou célebre, contada por um tripulante da sua equipa numa recente entrevista à agência EFE: "Durante uma regata em que apanhámos vento muito forte, Don Juan Carlos sofreu um pequeno acidente numa mão e começou a sangrar. Toda a tripulação ficou paralisada, as manobras foram interrompidas e os outros barcos ultrapassaram-nos rapidamente. Estávamos preocupados. De repente, o rei começou aos berros a dizer: "O que se passa? Estão à espera de ver sangue azul a sair da minha mão? Voltem para os vossos postos e vamos embora."