25 junho 2016 às 11h01

Fernando Pimenta e a "sensação incrível" de ser campeão da Europa

Canoísta pede agora apoio aos portugueses nos Jogos Olímpicos do Rio

Lusa

O canoísta português Fernando Pimenta classificou hoje de "sensação incrível" o seu inédito título Europeu em K1 1000 conquistado em Moscovo, na Rússia, a dois meses dos Jogos Olímpicos Rio2016.

"É uma sensação incrível. Já consegui ser Campeão da Europa em juniores, sub-23 e em seniores em K4 1000 com os meus companheiros Emanuel (Silva), João (Ribeiro) e David (Fernandes) em 2011. A partir daí, andei sempre perto dos pódios em K1, mas nunca consegui alcançar o ouro. É uma sensação indescritível", admitiu.

Em declarações à Agência Lusa, o vice-campeão olímpico (em K2 1000, com Emanuel Silva em Londres2012) reforçou o impacto do seu ouro: "Ser campeão da Europa com alguma margem para o segundo lugar? Nunca tinha acontecido nos Europeus estes cerca de quatro segundos".

O canoísta luso, que liderou do primeiro ao último metro, concluiu os 1000 metros em 3.29,040 minutos, batendo o dinamarquês Rene Poulsen, segundo classificado, por 3,256 segundos, e o húngaro Balint Kopasz, terceiro, por 3,716.

[artigo:5248527]

"Não fiz nenhuma preparação específica para este Europeu, pois o grande objetivo são os Jogos Olímpicos. Mas senti-me bem. E tenho um mês de trabalho para continuar a melhorar. Todos os dias é uma nova batalha. O caminho continua", acrescentou.

Pimenta recordou que no passado já tinha adotado a mesma tática de ir para a frente desde o primeiro metro e que a mesma resultou em medalha de prata nos Jogos Europeus de Baku, em 2015, tal como no evento teste no Rio de Janeiro.

"A concorrência agora não vai adormecer e quero o primeiro lugar e eu também quero melhorar", completou.

Emocionado, Fernando Pimenta deixou um apelo do "coração" aos portugueses, pedindo-lhes para "estarem com a canoagem e a equipa olímpica no Rio2016, todos motivados, com bandeiras de Portugal nas varandas, janelas e carros, deixando uma energia positiva a todos" os atletas.

Esta é a primeira medalha de Portugal nos Europeus de canoagem, que decorrem até domingo, dia em que Pimenta volta a ter nova oportunidade, em K4 1000, com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.