Melgarejo abre alas para o Sporting de Braga líder

FC Porto deixa-se empatar na Mata Real e não aproveita o deslize do Benfica em Olhão. Melgarejo deu uma "ajuda" ao seu clube, mas sobretudo ao Sporting de Braga, que poderá chegar à liderança.

Uma história que começou nas luvas de Cássio, passou por uma mão cheia de oportunidades desperdiçadas pelos dragões e terminou na cabeça de Melgarejo. O FC Porto cedeu um empate a um golo na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, e perdeu a hipótese de deixar o Benfica a três pontos (quatro, em efeitos práticos) da liderança. O resultado agrada, para já, ao Sporting de Braga, que poderá passar para a liderança caso vença a Académica segunda feira.

Os dragões conseguiram criar inúmeras ocasiões de golo, mas voltaram a revelar um enorme desacerto na hora de finalizar - algo que Vítor Pereira lamentou e a quem Henrique Calisto ofereceu a solução: "treinar melhor a finalização." Cássio começou por negar um golo a Lucho (19'), isolado, e Janko deu-se ao luxo de falhar um golo de 'baliza aberta' poucos minutos depois, atirando ao poste, após uma assistência de Hulk, o melhor dos dragões na partida. Os pacenses, que tiveram em Michel o grande destaque no primeiro tempo - para além de Cássio -, mas sem ficar perto do golo, queixaram-se de uma grande penalidade cometida por Sapunaru sobre Luisinho, lance em que Hugo Pacheco mostrou amarelo ao defesa dos "castores".

Cássio voltou a realizar um grande jogo contra os azuis e brancos e, na verdade, nenhum jogador portista conseguiu bater o guarda redes brasileiro. O golo do FC Porto, que surgiu a abrir a segunda parte, foi obtido por Ricardo, na própria baliza, depois de um lance em que Hulk passou por Melgarejo e cruzou para o desvio do defesa pacense. Tudo parecia bem encaminhado para o FC Porto, que passou grande parte do segundo tempo à procura de "matar" a partida. Sem sucesso.

Em desvantagem, o Paços de Ferreira ameaçava criar perigo por Michel e Melgarejo, mas raramente conseguiu criar ocasiões de golos na segunda parte. Em sentido inverso, Cássio deu espetáculo na baliza dos "castores", negando por oito vezes o golo ao FC Porto, duas delas em que Hulk estava isolado e com tudo para marcar. Quem não marca sofre e Melgarejo, na única ocasião de golo criada pelo Paços na segunda parte, atirou de cabeça para o empate, na sequência de um pontapé de canto, num lance em que toda a defesa portista ficou a olhar para o jovem emprestado pelo Benfica.

Vítor Pereira e Hulk apontaram o dedo ao árbitro Hugo Pacheco no final da partida, queixando-se de uma grande penalidade sofrida pelo brasileiro, aos 66 minutos. Isolado por Moutinho, Hulk preparava-se para atirar para a baliza quando foi derrubado por Cássio. O juíz da partida mostrou cartão amarelo ao brasileiro, por ter considerado que Hulk simulou falta. "É a segunda vez que me fazem penálti e que os árbitros me dão amarelo", lembrou Hulk, enquanto Vítor Pereira sublinhou que a ineficácia dos dragões ditou o resultado final. E deixou a promessa: "O campeonato está em aberto e vai continuar assim até ao final." Por enquanto, tem a palavra o Sporting de Braga, antes da visita ao estádio da Luz.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo!

90+1' Substituição no Paços de Ferreira. Saiu Michel e entrou Cohene.

90' Entramos em tempo de compensação na Mata Real, onde tudo parece decidido.

88' Remate de Varela, isolado por Moutinho, para defesa atenta de Cássio.

87' Substituição no FC Porto. Saiu Sapunaru e entrou Varela.

86' Remate rasteiro de Hulk, a passar ao lado. Os dragões não estão a conseguir ultrapassar a barreira defensiva dos "castores".

82' Os dragões atacam com tudo, enquanto o Paços de Ferreira tenta aproveitar para contra acatar.

79' GOLO DO PAÇOS DE FERREIRA! MELGAREJO! Entre quatro defesas do FC Porto, que estavam completamente distraídos antes da marcação de um pontapé de canto, o jovem paraguaio atirou de cabeça para o empate, que acaba por não ser surpreendente perante um FC Porto que, mais uma vez, não conseguiu "matar" o jogo.

77' Substituição no Paços de Ferreira. Saiu Arturo Alvarez e entrou Caetano.

76' Outra vez Cássio! Moutinho voltou a isolar Hulk, que tentou picar a sobre o guarda redes brasileiro, mas este respondeu com mais uma grande intervenção.

74' Cartão amarelo para João Moutinho, por falta sobre André Leão.

72' Substituição no FC Porto. Saiu Vítor e entrou Josué.

71' Mais uma defesa de Cássio! Hulk tentou o cruzamento para James, que poderia desviar para golo ao segundo poste, mas Cássio evitou que a bola lá chegasse.

69' Diagonal de Hulk para a zona central, a conseguir o remate em força, mas Cássio voltou a defender para canto.

66' Polémica na Mata Real. João Moutinho isolou Hulk, que conseguiu passar por Cássio e poderia atirar para a baliza deserta, mas foi derrubado pelo guarda redes. Hugo Pacheco considerou que o brasileiro simulou falta e mostrou o cartão amarelo ao avançado.

65' Remate forte de Michel, mas a bola passou ao lado.

61' Substituição no FC Porto. Saiu Janko e entrou Kléber. Exibição muito esforçada por parte do austríaco, mas continua a faltar-lhe a eficácia na hora de finalizar.

58' Remate forte de Moutinho, a passar um pouco ao lado, após uma boa jogada coletiva dos dragões.

55' Os dragões procuram o segundo golo na partida e têm dominado toda a segunda parte.

53' Enorme defesa de Cássio! Passe soberbo de Lucho para Hulk, que ficou completamente isolado e em condições de fuzilar a baliza pacense, mas Cássio conseguiu uma excelente saída e defendeu para canto. Uma grande perdidade para Hulk.

49' Os dragões entram a ganhar na segunda parte, graças a um rasgo de inspiração de Hulk, ainda que tenha contado com o desvio de Ricardo.

47' GOLO DO FC PORTO! AUTOGOLO DE RICARDO! Hulk ganhou em velocidade a Melgarejo, foi à linha de fundo e atirou cruzado, com a bola a sofrer um desvio em Ricardo e a acabar no fundo da baliza.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o FC Porto.

Substituição no FC Porto. Saiu Defour e entrou Fernando.

45+1' INTERVALO NA MATA REAL! Sinal mais para o FC Porto, que conseguiu criar alguns lances de perigo, mas Janko continua a revelar uma ineficácia preocupante na hora de finalizar. Lucho também teve uma boa oportunidade, negada por Cássio. Melgarejo e Michel são uma ameaça para a defesa portista e é por eles que o Paços de Ferreira revela argumentos para ainda poder chegar ao golo.

43' Janko ganha posição para o cabeceamento, mas atira para a bancada.

42' Defende Helton! Melgarejo, de cabeça, cabeceia com perigo, após cruzamento de Luisinho, mas o guardião portista conseguiu segurar o remate.

38' Com James Rodríguez apagado na equipa portista, Lucho González tem sido o "comandante" das ações ofensivas. O FC Porto só joga quando a bola passa pelos seus pés.

35' Primeiro remate da partida para o Paços de Ferreira, por Ricardo, para a bancada.

32' Onze remates na partida, todos eles para o FC Porto, embora apenas dois tenham sido enquadrados com a baliza.

28' Mais uma perdida para Janko! Hulk rematou para defesa de Cássio, que não conseguiu segurar a bola. O austríaco foi à recarga, mas não acertou na baliza.

22' Cartão amarelo para Luisinho, por simular uma falta para grande penalidade. Lance duvidoso, uma vez que Sapunaru não parece ter intenção de jogar a bola.

21' Janko atira ao poste! Excelente passe de Moutinho para Hulk, a colocar o brasileiro na cara de Cássio, mas o avançado preferiu assistir Janko. O austríaco só tinha de encostar, mas com a baliza aberta atirou ao poste.

19' Que perdida de Lucho! Isolado por James Rodríguez e em boa posição para fazer golo, o médio argentino tentou picar a bola sobre Cássio, mas o guarda redes brasileiro desviou para canto. Melhor - e única - ocasião de golo até ao momento.

17' Remate em arco de Lucho, sem perigo para Cássio.

16' Hulk parece ser o jogador que menos simpatia reúne entre os adeptos do Paços de Ferreira, uma vez que é insultado sempre que toca na bola.

14' O FC Porto entra numa fase de futebol inconsequente, sem conseguir completar as jogadas de ataque e a errar vários passes. Ainda não houve qualquer ocasião clara de perigo.

13' Michel começa a causar várias dificuldades à defesa do FC Porto, passando com relativa facilidade pelos seus marcadores diretos. Melgarejo, por sua vez, já escapou duas vezes isolado, mas ambas em fora de jogo.

12' Remate forte de Álvaro Pereira, muito ofensivo na partida, a errar o alvo.

8' Quatro remates do FC Porto até ao momento na partida, mas nenhum enquadrado com a baliza de Cássio.

5' Ao contrário da maioria dos jogos esta temporada, os dragões entram bem na partida, pressionantes no último terço do terreno e com agressividade na disputa pelos ressaltos. João Moutinho, mais uma vez, ocupa o lugar de Fernando, enquanto Lucho joga perto de Janko.

2' Otamendi consegue o cabeceamento, depois de um pontapé de canto, mas atirou por cima.

- Hugo Pacheco apita para o início da partida! Bola para o Paços de Ferreira.

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Nuno Santos, Filipe Anunciação, Ricardo e Luisinho; VÍtor, André Leão e Luiz Carlos; Arturo Alvarez, Michel e Melgarejo. Suplentes: António Filipe, Cohene, Josué, Christian, Caetano e Michel Lugo.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Otamendi, Rolando e Álvaro Pereira; Defour, João Moutinho e Lucho González; Hulk, Janko e James Rodríguez. Suplentes: Bracalli, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Kléber, Varela e Iturbe.

O FC Porto defronta este domingo o Paços de Ferreira, a partir das 20.15, na Mata Real, em jogo da 24.ª jornada da Liga. Depois do empate do Benfica em Olhão, os dragões podem aumentar a vantagem sobre os encarnados e ficar a "apenas" cinco vitórias de se sagrarem campeões nacionais novamente.

Vítor Pereira optou por deixar Maicon no banco, entregando a titularidade a Otamendi, e mantém Defour no meio campo portista, apesar do regresso de Fernando ao lote de jogadores disponíveis.

O Paços de Ferreira, por sua vez, não apresenta surpresas na equipa, onde o destaque vai para os dois homens mais adiantados na equipa pacense: o brasileiro Michel, que já marcou a Benfica e Sporting na Mata Real, e o jovem paraguaio Melgarejo, que tem sido uma das revelações da corrente temporada.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular