James Rodríguez liderou o regresso ao topo da Liga

Extremo colombiano 'saltou' do banco para fazer uma assistência e um golo, apontado por Maicon. O "Incrível" Paulo Lopes defendeu um penálti de Hulk e deixa o Dragão com uma magnífica exibição.

O FC Porto regressou à liderança da Liga portuguesa, em igualdade pontual com o Benfica mas com melhor diferença de golos, depois de ter vencido o Feirense, no estádio do Dragão, por 2-0, em jogo da 20.ª jornada da competição.

Peiser é o nome do guarda redes que, em Coimbra, levou os adeptos do Benfica ao desespero e os do FC Porto à euforia. Paulo Lopes é o nome do guarda redes que, por pouco, não inverteu os papéis este domingo. O guadião do Feirense fez uma exibição de sonho no estádio do Dragão, onde defendeu praticamente tudo o que havia de defender - inclusive um penálti de Hulk.

O herói da partida foi, no entanto, James Rodríguez. Talvez por estar a pensar no clássico e na longa viagem 'relâmpago' do colombiano à seleção, ou por mera e habitual (e, também, incompreensível para os adeptos do FC Porto) opção tática, Vítor Pereira voltou a deixar James no banco de suplentes. Aos 30 minutos de jogo, no entanto, Varela terá apresentado queixas musculares e foi substituído pelo colombiano. E a entrada de James, como tantas vezes já aconteceu este ano no Dragão, voltou a transfigurar o FC Porto, que até ao momento da substituição ainda não tinha sequer feito sequer um remate enquadrado com a baliza do Feirense.

Depois de uma primeira parte onde o FC Porto até criou boas ocasiões para marcar mas esteve longe de fazer um bom jogo, a segunda parte dos dragões foi demolidora e encostou o Feirense ao último terço do terreno. Paulo Lopes, no entanto, mostrava-se intransponível e fez uma série de defesas "impossíveis". E Janko que o diga: o ponta de lança austríaco voltou a desperdiçar várias boas ocasiões para marcar, mas desta vez a diferença é que não marcou o golo da 'ordem'.

O minuto 57 deu origem a um lance que parecia estar destinado a acabar com o jogo: Janko foi derrubado por Luciano na grande área, o brasileiro foi expulso e Hulk dispôs de um penálti. Mas o Incrível foi Paulo lopes e defendeu. Os dragões, no entanto, acabaram por marcar, após nove (!) defesas do guarda redes português. James bateu um pontapé livre, Maicon foi às alturas cabecear e meteu a bola no fundo da baliza (68'). Lucho, um minuto depois, deixou a baliza a abanar com um remate à trave, mas os dragões acabaram com o jogo logo a seguir, com James Rodríguez a finalizar um passe de 'El Comandante'.

FILME DO JOGO:

90+3' Final do jogo!

86' Substituição no Feirense. Saiu Cris e entrou Thiago.

81' Desastroso Hulk! Pontapé livre indireto, a sete metros da baliza, mas o avançado brasileiro, após o toque de Lucho, atirou fraco e ao lado. Uma espécia de 'segundo penálti' falhado pelo Incrível esta noite.

76' Substituição no Feirense. Saiu Diogo Cunha e entrou Fonseca.

76' Substituição no FC Porto. Saiu João Moutinho e entrou Defour.

72' GOLO DO FCPORTO! JAMES RODRÍGUEZ! O médio colombiano volta a sair do banco para resolver o jogo no Dragão, com um golo e uma assistência. Desta vez, respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Lucho, embora a bola ainda tenha tocado num defesa do Feirense e enganado Paulo Lopes.

70' Substituição no Feirense. Saiu Miguel Pedro e entrou Siaka Bamba.

68' Bola na trave! Lucho González! Uma "bomba" do médio argentino, a 25 metros da baliza, que foi devolvida pela trave! O FC Porto procura o segundo golo, perante o entusiasmo dos adeptos.

67' GOLO DO FC PORTO! MAICON! Na sequência de um pontapé livre de James, o central brasileiro foi às altura cabecear e pôr um final ao jogo de sonho de Paulo Lopes!

66' Substituição no FC Porto. Saiu Sapunaru e entrou Djalma.

66' Paulo Lopes outra vez! Arrancada de James pela direita, mas o guarda redes português fez bem a mancha.

65' Depois do penálti falhado por Hulk, os dragões regressaram às perdas de bola a meio campo e já jogam com o 'coração'.

60' Mais duas defesas de Paulo Lopes! Remate forte de James, o guarda redes português defendeu para a frente, Janko foi à recarga e Paulo Lopes voltou a defender!

58' DEFENDE PAULO LOPES! Hulk, na conversão do penálti, permite a defesa do guarda redes português, o melhor em campo.

57' Penálti para o FC Porto e cartão vermelho para Luciano! Excelente passe de Lucho para Janko, que conseguiu antecipar-se a Luciano e o brasileiro foi forçado a recorrer à falta.

55' Remate em arco de Lucho, para as mãos de Paulo Lopes.

54' Que perdida de Janko! Incrível! Cruzamento teleguiado de Álvaro Pereira para a cabeça do austríaco, que apareceu sozinho ao segundo poste e atirou ao lado.

52' O jogo ganhou sentido única na segunda parte, com o FC Porto a pressionar e a atacar.

49' Enorme defesa de Paulo Lopes! Espetacular defesa do guarda redes português, depois de bom remate de Janko, picado, após cruzamento de Álvaro Pereira.

48' O FC Porto entra melhor na segunda parte, visivelmente preocupado em dar ao jogo a velocidade que não teve na primeira parte.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o Feirense.

45+3' INTERVALO NO DRAGÃO! A entrada de James Rodríguez em campo, aos 30 minutos, foi, mais uma vez, um acréscimo de qualidade imediato ao futebol dos dragões, que ficaram perto do golo em duas ocasiões, resolvidas por Paulo Lopes. O FC Porto, no entanto, está longe de estar a fazer um bom jogo e terá, mais uma vez, que apresentar melhorias na segunda parte.

45' Enorme defesa de Paulo Lopes! Hulk fez tudo bem no flanco direito, mas um defesa do Feirense cortou a bola, que acabou por sobrar para James. Com a baliza escancarada, o colombiano atirou com o pé direito, mas Paulo Lopes voou para uma enorme defesa.

44' Cartão amarelo para Hélder Castro, por falta sobre James.

43' Grande defesa de Paulo Lopes! Pontapé livre de Hulk, em força e bem medido, para uma defesa a punhos do guardião do Feirense.

42' Cartão amarelo para Miguel Pedro, por falta sobre Hulk.

41' E o Feirense vai ficando perto do golo! Buval não chega por centímetros a um cruzamento do lado direito.

38' Fernando, do meio da rua, atira fraco para as mãos de Paulo Lopes. Primeira defesa do guarda redes na partida.

36' Pontapé livre de Hélder Castro, a passar ao lado da baliza de Helton.

34' Hulk, na tentativa de sacudir o jogo ofensivo dos dragões, passou por três defesas do Feirense antes de atirar ao lado, com o pé direito.

33' Os dragões de Vítor Pereira não parecem estar a acusar a pressão de estarem "obrigados" a ganhar ao Feirense, uma vez que têm perdido muitas bolas para o meio campo do Feirense e continuam a insistir num futebol pouco objetivo.

30' Substituição no FC Porto. Saiu Varela e entrou James. O extremo português terá apresentado alguma queixa física, mas a entrada de James em campo não é uma surpresa.

27' Hulk fica a milímetros do golo! Na primeira ocasião em que o meio campo portista encontrou espaço para Hulk, o brasileiro ganhou posição para o remate, já dentro da grande área, mas atirou a rasar a trave!

26' João Moutinho está muito apagado no meio campo portista, enquanto Hulk está 'desaparecido' no ataque. Lucho González tenta dar mais verticalidade ao meio campo portista.

21' Paulo Lopes, guarda redes do Feirense, ainda não teve que realizar qualquer intervenção na partida. Os dragões jogam à imagem do FC Porto de Vítor Pereira, com uma transição em posse, ritmo de jogo lento e à procura do "buraco" onde meter a bola. Falta velocidade ao ataque portista, perante um Feirense que até está a jogar com a linha média subida.

19' Que perdida de Varela! Depois de um corte incompleto de Luciano, o extremo português, sozinho, atirou em alvo para a baliza, mas erro o alvo por centímetros!

16' "Bomba" de Sapunaru para a bancada, depois de o romeno ter surgido em zona frontal. Primeiro lance em que o FC Porto conseguiu abrir espaço no flanco para uma subida pelo lado direito.

15' O FC Porto está a falhar muitos passes longos e demonstra alguma ansiedade na partida.

13' Os dragões entram mal na partida, ao errar muito passes e sem conseguir circular a bola com velocidade. O Feirense vai aproveitando para espreitar o contra ataque.

11' Pontapé livre de João Moutinho, a falhar redondamente o alvo.

8' Os dragões vão trocando a bola no meio campo do Feirense, à procura do "buraco" que desiquilibre a defesa da equipa de Quim Machado.

6' Entrada pouco acutilante do FC Porto na partida, sem conseguir encontrar o caminho para a baliza de Paulo Lopes.

2' Remate em arco de Hélder Castro, para Hélton encaixar.

- João Ferreira (AF Setúbal) apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

FC PORTO: Helton, Sapunaru, Maicon, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Lucho González; Hulk, Janko e Silvestre Varela. Suplentes: Bracalli, Cristian Rodríguez, James, Djalma, Alex Sandro, Otamendi e Defour.

FEIRENSE: Paulo Lopes, Pedro Queirós, Luciano, Varela e Serginho; Sténio, Cris e Hélder Castro; Miguel Pedro, Buval e Diogo Cunha. Suplentes: Douglas, Thiago Freitas, Anderson, Stopira, Siaka Bamba, André Fontes e Carlos Fonseca.

Académica e Vitória de Guimarães deram o "empurrão" que faltava ao FC Porto para reentar na luta pelo título de campeão nacional com o Benfica. Depois de os encarnados terem conquistado apenas um ponto em seis possíveis, os dragões podem igualar as águias no comando da Liga - e ficar em vantagem até ao clássico, pela diferença de golos, ainda que este critério perca, virtualmente, o efeito assim que o pontapé de saída na Luz for dado.

A vitória no Dragão frente ao Feirense (20:15), nem que seja pela margem mínima, dará aos dragões vantagem na diferença de golos sobre o Benfica. O empate portista na primeira mão, no entanto, a dois golos frente aos encarnados no Dragão, pode pesar agora: o Benfica terá sempre vantagem na Luz, isto porque o 0-0 ou o 1-1 devolve os encarnados à liderança. Estas são, no entanto, contas a fazer no final do jogo com o Feirense. Agora, importa aos portistas resolverem cedo para pensar... nas seleções.

Os dragões vão ficar privados de dez elementos, que vão representar as respetivas seleções, depois do jogo com o Feirense. O caso de James será o mais gritante, uma vez que o colombiano terá que jogar pela Colômbia, fazer uma viagem de 8 mil quilómetros e juntar-se aos dragões em menos de 40 horas. Só na véspera de jogo Vítor pereira decidirá se James joga na Luz, mas parece que o técnico portista já pensa nisso, pois deixou o colombiano no banco. Os dragões tentarão, por isso, chegar à vantagem - e dilatála - o mais rapidamente possível, perante um Feirense que travou os campeões nacionais na primeira volta.

Últimas notícias

Mais popular