06 fevereiro 2016 às 21h18

FC Porto encerra fase regular só com vitórias

O FC Porto somou 22 vitórias em 22 jogos na fase regular do campeonato nacional de andebol

DN/Lusa

O heptacampeão nacional de andebol FC Porto alcançou hoje o pleno de vitórias na fase regular do campeonato ao vencer em casa do Passos Manuel, por 35-25, e vai disputar os quartos de final dos 'play-offs' com o Avanca (8.º).

Orientado pelo antigo ponta-direita Ricardo Costa, de 39 anos, o FC Porto continua dominador a nível interno e a somar recordes, já que obteve o feito inédito no andebol nacional de ser o primeiro clube a terminar só com vitórias a fase regular.

A este novo feito, ao que se soma o de melhor arranque de um campeonato, que os portistas já detinham e bateram à passagem da 16.ª jornada, a equipa de Ricardo Costa igualou ainda o máximo de 22 triunfos consecutivos, alcançado pelo seu antecessor Ljubomir Obradovic, em 2012/13.

A 22.ª e derradeira jornada da fase regular encerrou definitivamente algumas contas ainda em aberto, no que toca apenas às classificações, uma vez que os oito clubes apurados para os quartos de final dos 'play-offs' já eram conhecidos.

O ABC sofreu para vencer em casa do Fafe, por 31-30, e assegurar o segundo lugar da fase regular, que lhe permite disputar os quartos de final, a realizar à melhor de três jogos, com o Passos Manuel.

No dérbi da capital, uma vez que na Maia houve outro, entre o ISMAI e o Águas Santas (26-29), o Sporting impôs-se no terreno do Benfica, pela margem mínima de um golo (32-31), e assegurou o terceiro lugar, ganhando ligeira vantagem sobre o rival 'encarnado'.

O Sporting vai assim defrontar nos quartos de final dos 'play-offs', que têm o primeiro jogo a 20 de fevereiro, o Águas Santas (6.º classificado), enquanto o Benfica (4.º) vai medir forças com o Madeira SAD (5.º).

ISMAI (9.º), AD Fafe (10.º), Belenenses (11.º) e Sporting da Horta (12.º) vão integrar o grupo B, a disputar em seis jornadas, que irá decidir a permanência e a descida de divisão.