28 novembro 2015 às 19h39

FC Porto derrota o bicampeão Barcelona

Reinaldo Garcia fez o golo do triunfo do FC Porto, na Liga Europeia de hóquei em patins

DN/Lusa

O FC Porto venceu hoje por 1-0 o bicampeão em título FC Barcelona, em jogo da terceira jornada da Liga Europeia de hóquei em patins, disputado em Fânzeres, isolando-se na liderança do Grupo A.

Os 'azuis e brancos' começaram o jogo com veia ofensiva e Reinaldo Garcia, que tinha pela frente uma equipa na qual alinhou durante seis anos, inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, após passe de Rafa.

Num jogo disputado no Municipal de Fânzeres, Gondomar, onde o FC Porto conquistou oito de 10 campeonatos consecutivos, reinou o equilíbrio na primeira parte, sendo que o melhor período dos portistas ocorreu após os 10 minutos, com Jorge Silva e Garcia muito rematadores, perante defesa organizada.

Por seu lado, os bicampeões europeus mostraram-se mais por volta dos 20 minutos, com Xavi Barros e Lucas Ordoñez a darem a oportunidade a Nelson Filipe de brilhar, ele que substituiu Edo Bosch, o tradicional guarda-redes titular dos portistas, que está lesionado.

A marcação de um livre direto decorrente da 10.ª falta dos catalães, que Hélder Nunes desperdiçou, nos últimos segundos da primeira parte, podia ter garantido maior tranquilidade aos 'dragões'.

Na segunda parte, o jogo esteve mais partido, com o FC Porto a apostar tudo numa defesa compacta, perante um FC Barcelona mais pressionante, ao qual só faltou eficácia e saber controlar melhor os lances de contra-ataque dos portistas.

Aos 13 minutos, Aitor Egurrola defendeu uma grande penalidade de Hélder Nunes, enquanto do outro lado do ringue, Pablo Álvarez falhou um livre direto, a 10 minutos do fim, permitindo aos hoquistas portugueses somarem a terceira vitória consecutiva na prova.