24 junho 2016 às 20h37

Fernando Santos: "Campeões só com empates? Assino já por baixo"

Selecionador destacou a união existente na seleção e espera um jogo muito difícil este sábado contra a Croácia

dn.pt

Prevista para as 18.00, a conferência de imprensa de Fernando Santos começou quase duas horas depois, culpa de um atraso da chegada da comitiva a Lens.

O técnico português destacou, nesta antevisão ao jogo com a Croácia, a união da sua equipa: "Se há coisa que me orgulha, é a forma exemplar como todos têm estado desde que cheguei, há quase dois anos, quer ao nível de treino, quer no capítulo pessoal. Em termos de união, não acredito que haja equipa com mais união que Portugal e nisso dou os parabéns aos meus jogadores".

"A Croácia, não sendo um dos tais favoritos, é sempre uma equipa que tem o objetivo de ganhar a prova. Tem jogadores de grandíssima qualidade, jogam sempre para vencer, como nós", explicou o treinador. "Espero uma equipa muito forte, mas que terá um oponente igualmente muito forte. Acredito muito nos meus jogadores para uma tarefa que não será nada fácil. Temos um grande respeito pela Croácia, mas também uma grande convicção que podemos vencer".

Quanto a Renato Sanches, Fernando Santos respondeu de forma curta: "Renato Sanches? Amanhã vocês irão ver o que irá acontecer".

O selecionador português desvalorizou o cansaço de ambas equipas e considera que isso não serve de desculpa: "Nesta fase de fim de época, 72 horas de recuperação é curto, penso que tanto nós como a Croácia preferiríamos jogar mais tarde. Mas não vamos estar já a arranjar um álibi. Os jogadores podem ter o cansaço físico, mas há também a questão mental. Temos que ver quem estará disponível para jogar os 90 ou os 120 minutos".

Novamente questionado quanto ao facto de ser Cristiano Ronaldo o marcador de bolas paradas, Fernando Santos mostrou confiança no capitão: "Livres sempre para Ronaldo? Um jogador pode estar dois, três ou quatro jogos sem que as coisas corram bem. E vamos mudar tudo à espera de um milagre vindo lá de cima? Não, os milagres acontecem cá em baixo. Vamos manter a serenidade nisto".

A terminar, o selecionador desvalorizou os três empates da seleção até ao momento: "Portugal empatou três vezes, mas, sinceramente, é preciso olhar com olhos de ver. Fomos melhores que a Islândia, muito melhores que a Áustria e melhores do que a Hungria. Não vencemos por circunstâncias do jogo. Estamos nos oitavos de final e agora só queremos é vencer. E, se me disserem que seremos campeões só com empates, assino já por baixo