Espetáculo e polémica acabam em empate na Luz

Melgarejo na origem da reviravolta do Sporting de Braga, travada por um penálti que resultou na expulsão de Douglão, que não tinha cometido qualquer falta. Benfica mantém "maldição" da primeira jornada.

Emoção, espetáculo, golos e polémica no primeiro jogo "grande" da época 2012/13, onde Benfica e Sporting de Braga empataram este sábado, a dois golos, no Estádio da Luz. Os encarnados estiveram a vencer, viram Melgarejo dar origem à reviravolta bracarense e chegaram ao empate entre polémicas que marcaram uma segunda parte de bom futebol.

Numa partida entre dois candidatos - com diferentes argumentos - ao título, o melhor do jogo ficou guardado para a segunda parte. Antes, durante 45 minutos marcados pelo equilíbrio, o Sporting de Braga destacou-se pela eficácia na "teia" montada a meio-campo, visivelmente já uma marca de Peseiro (a preferir a transições em posse aos ataques rápidos), enquanto o Benfica somou as melhores ocasiões de golo. Golos, porém, só mesmo na segunda parte.

Salvio, de regresso ao estádio que tanto suspirou por ele, inaugurou o marcador aos 49 minutos, na sequência de um cruzamento de Rodrigo que Óscar Cardozo não conseguiu concluir. O Sporting de Braga entrou mal na segunda parte e sofreu, por isso, um golo a "frio", mas chegou ao empate num lance que não contribuirá para os adeptos ficarem convencidos com o "adaptado" Melgarejo. Na sequência de um bom cruzamento de Ismaily - ótima exibição a... lateral esquerdo -, o paraguaio cabeceou para a própria baliza e fez o empate, aos 54 minutos.

Melgarejo, porém, não se ficou por aqui nos erros defensivos. No ataque o paraguaio até esteve sempre muito interventivo - como seria de esperar num... avançado -, mas na defesa voltou a errar aos 62 minutos, momento em que "entregou" a bola a Alan. O brasileiro, na quina da grande área, rematou cruzado e a bola encontrou os pés de Mossoró, que teve tempo para "sentar" Artur e atirar para a baliza deserta. O resto do jogo dividiu-se entre a tentativa do Sporting de Braga em segurar o resultado, o "massacre" ofensivo do Benfica e... as decisões polémicas de arbitragem.

Aos 73 minutos, penálti para o Benfica. Existente, por mão na bola, é certo, mas a equipa de arbitragem chefiada por Artur Soares Dias - recebeu a indicação de um assistente - errou na admoestação do lance. Douglão, que já tinha visto um cartão amarelo, viu a segunda cartolina e foi expulso, mas quem fez a falta foi Custódio, que não tinha qualquer cartão. Alheio aos protestos, Cardozo disparou para o empate - poderia sempre ter marcado o penálti, mas os bracarenses manteriam os onze jogadores em campo. Até final do jogo, o Benfica ainda conseguiu introduzir a bola no fundo da baliza, num lance confuso, muito contestado na Luz, onde Soares Dias considerou que Cardozo fez falta sobre Beto já na pequena área. Mesmo em inferioridade numérica, porém, o Sporting de Braga conseguiu segurar o empate até ao final da partida e deu continuidade, assim, aos "fantasmas" do Benfica na primeira jornada, onde as águias não vencem desde 2004, há oito épocas. O Sporting de Braga continua sem vencer no Estádio da Luz, mas Peseiro manteve a "sua" tradição e não perdeu na estreia por um novo clube.

Filme do jogo:

90+4' Final do jogo!

90+4' Lima tentou o remate de meio-campo, mas errou o alvo.

90+2' O Sporting de Braga tenta queimar todo o tempo possível. Beto vê o cartão amarelo por esse motivo.

90' Artur Soares Dias dá quatro minutos de compensação.

89' José Peseiro não se cansa de dar instruções defensivas. Jorge Jesus quer quer a equipa do Benfica se estenda a toda a largura do terreno.

87' Substituição no Sporting de Braga. Sai Alan e entra Djamal.

86' O primeiro jogo "grande" da temporada dificilmente poderia estar a oferecer maior emoção. A cinco minutos dos 90', o resultado final continua a ser uma total incerteza.

84' O Sporting de Braga tenta segurar o empate e retardar as reposições de bola em campo.

81' Golo invalidado ao Benfica! Lance polémico na Luz, com Artur Soares Dias a considerar que Cardozo fez falta sobre Beto, num lance onde Nuno André Coelho acabou por meter a bola na própria baliza.

81' Os adeptos do Benfica não gostam, definitivamente, de Beto e Rúben Micael. Além de serem os mais assobiados da noite, um dos adeptos tentou atingir Beto na cabeça com uma garrafa de água.

80' Cardozo perto do golo! Na sequência de lançamento longo de Maxi Pereira, Cardozo desviou de cabeça para a malha lateral.

77' Substituição no Sporting de Braga. Saiu Hugo Viana e entrou Nuno André Coelho.

76' Só dá Benfica na partida. Avizinham-se largos minutos de muito sofrimento para o Sporting de Braga, fruto da inferioridade numérica.

74' Cartão amarelo para Cardozo.

73' GOLO DO BENFICA! CARDOZO! Beto ainda toca na bola, mas não conseguiu evitar o golo. E agora, contra dez, o Benfica terá uma missão, teoricamente, mais facilitada.

71' Penálti para o Benfica e expulsão para o Braga! Tremendo erro da equipa de arbitragem, que expulsa Douglão com o segundo cartão amarelo, mas não foi o brasileiro a cometer o penálti. Esse foi Custódio, com a mão, e este não tinha cartão amarelo.

69' Dupla alteração no Benfica. Saíram Salvio e Rodrigo e entraram Pablo Aimar e Enzo Pérez.

68' Jorge Jesus chama Enzo Pérez e Pablo Aimar. Serão as últimas alterações no Benfica.

67' Substituição no Sporting de Braga. Saiu Mossoró e entrou Rúben Micael.

67' Recorde-se que o Sporting de Braga nunca venceu, em 65 anos de história, no recinto do Benfica. Esta noite poderá ser histórica para os arsenalistas, mas ainda há muito jogo pela frente.

64' Substituição no Benfica. Saiu Bruno César e entrou Nolito.

63' GOLO DO BRAGA! MOSSORÓ! Melgarejo volta a meter água na Luz. Mau alívio do paraguaio, que entregou a bola a Alan; o atacante bracarense rematou cruzado e Mossoró, sem marcação, teve tempo para dominar, sentar Artur e atirar para o fundo das redes.

60' Cartão amarelo para Bruno César, por ter derrubado Salino.

59' Remate de pé esquerdo de Salino, sem perigo para Artur Moraes, num lance onde o Sporting de Braga poderia ter causado maior perigo.

58' O Benfica continua com maior pendor ofensivo, perante um Sporting de Braga que ainda não conseguiu "segurar" o meio-campo na segunda parte.

55' Cartão amarelo para Rúben Amorim, por falta sobre Bruno César. Segunda parte emocionante na Luz.

54' GOLO DO BRAGA! MELGAREJO FAZ AUTO-GOLO! O Braga chega ao empate num lance infeliz para o paraguaio, que após um bom cruzamento de Ismaily cabeceou para o fundas redes, fazendo um auto-golo.

52' Cartão amarelo para Douglão, que protestou após sofrer uma falta de Salvio.

51' O Sporting de Braga entrou mal na segunda parte e o Benfica está a assumir o domínio do jogo, já em vantagem no marcador.

49' GOLO DO BENFICA! SALVIO! Cruzamento de Rodrigo para Cardozo, que não conseguiu desviar a bola para a baliza, mas Salvio apareceu completamente sozinho para o ressalto e conseguiu bater Beto, que pouco ou nada podia fazer. O Benfica desata o nó "a frio" na segunda parte.

46' Início da segunda parte! Bola para o Benfica.

45+1' Intervalo na Luz! Primeira parte marcada pelo equilíbrio, onde o Sporting de Braga apresenta um meio-campo forte e a pratica bom futebol. O Benfica, com o passar do tempo, começou a criar mais perigo e já teve algumas boas ocasiões para faturar, mas o nulo permanece. Destaque para a atuação de Melgarejo no flanco esquerdo, até aqui uma boa surpresa, e para a ação de Witsel no meio-campo; no Sporting de Braga, Hugo Viana destaca-se pela qualidade de passe, enquanto Custódio está a "encher" a zona intermediária. Um jogo que promete golos para a segunda parte.

45' Um minuto de compensação.

45' Enorme assobiadela na Luz, depois de Alan ter derrubado Bruno César. Pedem o segundo amarelo para o brasileiro, mas Artur Soares Dias considerou que o lance não justificava a admoestação.

43' Bruno César desperdiça! Após uma simulação de Rodrigo, Bruno César ficou sozinho ao segundo poste e rematou, em força, de primeira, mas a bola saiu um pouco ao lado do poste mais distante. Uma boa oportunidade que é desperdiçada.

39' Paulo Vinícius, após canto de Rúben Amorim, cabeceia mal ao segundo poste, quando estava em boa posição para fazer golo.

38' Cabeçada de Luisão, após canto de Bruno César, por cima do alvo.

36' Cartão amarelo para Alan, por falta sobre Rodrigo. Os bracarenses queixam-se de uma alegada falta não assinalada de Javi Garcia sobre Rúben Amorim no lance imediatamente anterior.

34' Remate rasteiro de Lima, para defesa fácil de Artur.

34' José Peseiro já repreendeu em mais do que uma ocasião o central Douglão, que gosta de arriscar e tentar fintar os avançados do Benfica. Perdendo uma bola, Rodrigo ou Cardozo poderão ficar isolados.

32' Passe errado de Artur Moraes, que entregou a bola a Alan e deu origem a uma situação de perigosa, que acabou com o Benfica a ceder um pontapé de canto.

29' Witsel teve de sair para receber assistência médica, mas está de regresso ao relvado.

27' Quase o golo do Benfica! Lance estudado da equipa do Benfica, que levou Maxi Pereira a ficar isolado no lado direito, após uma marcação de livre "a três toques"; ao cruzamento de Maxi, Custódio respondeu com um desvio que podia ter dado em auto-golo.

26' Livre muito perigoso a favorecer o Benfica, numa zona onde Cardozo e Bruno César são especialistas...

24' Cartão amarelo para Salino, por entrada sobre Bruno César.

22' O Sporting de Braga continua a apostar em transições em posse. Algo que ficou, desde logo, claro a partir do momento em que José Peseiro abdicou da velocidade de Hélder Barbosa (está no banco).

20' Beto evita o golo! Lance construída pela velocidade de Rodrigo, que conseguiu servir Salvio no corredor direito; o extremo argentino tirou um defesa da frente e atirou de pé esquerdo, mas Beto conseguiu defender.

18' Cartão amarelo para Maxi Pereira, após uma disputa de bola com Rúben Amorim.

18' Os adeptos do Benfica aplaudem efusivamente Melgarejo após o paraguaio ter desarmado Mossoró e controlado o lance. Até aqui, exibição bem positiva do jogador.

16' Lima, já na grande área, falha o remate após assistência de Mossoró. Muito trabalho para Maxi Pereira no corredor direito e o uruguaio tem sido dos melhores no Benfica esta noite.

14' Remate de Witsel, na sequência de um pontapé de canto, para Beto encaixar. Primeiro remate do Benfica na partida.

13' O Sporting de Braga tenta instalar-se no meio-campo encarnado, tentando aproveitar a ainda linha de pressão baixa do Benfica. Ainda assim, os encarnados, sempre que recuperam a bola, são mais rápidos a sair para o ataque.

11' Sinal mais para o Sporting de Braga nestes primeiros minutos. O bloco de meio-campo dos bracarenses não está a dar muito espaço ao Benfica para jogar e, até ver, tem mantido os encarnados longe da baliza de Beto. Prova disso é que o Benfica ainda não conseguiu qualquer remate.

8' Artur evita o golo! Remate forte de Lima, à entrada da grande área, para intervenção difícil do guardião brasileiro. Primeiro remate da partida.

5' O Sporting de Braga já tentou, por duas vezes, atacar a baliza de Artur Moraes, mas primeiro Ismaily e depois Alan falharam o último passe.

3' Bom início de jogo do Sporting de Braga, a explorar toda largura do terreno e a aproveitar a pressão baixa do Benfica nesta fase para tentar chegar-se ao ataque.

1' Rúben Amorim começa o jogo no flanco esquerdo do meio-campo bracarense, enquanto Alan pisa o corredor direito. Mossoró apresenta-se no centro do terreno.

20.17 INÍCIO DO JOGO! Bola para o Sporting de Braga.

20.12 As equipas entram no relvado, juntamente com o conjunto liderado por Artur Soares Dias. O Sporting de Braga estreia o equipamento de cor... verde.

19.47 José Peseiro também surpreende: Confirma-se a titularidade de Beto na baliza do Braga, relegando Quim para o banco, mas há surpresas no conjunto arsenalista. Elderson fica no banco e Ismaily estreia-se a titular pelos bracarenses, enquanto Hélder Barbosa senta-se no banco para dar lugar a Rúben Amorim. A utilização do ex-Benfica no conjunto titular prende-se com a aparente preocupação de Peseiro em povoar o meio-campo, aproveitando a polivalência de Rúben Amorim e Mossoró para alternar entre um 4x5x1 e um 4x3x3.

19.45 Jorge Jesus mexe na estratégia: O técnico dos encarnados abdicou de Carlos Martins, um dos melhores nos encarnados durante a pré-temporada, bem como de Enzo Pérez. Eduardo Salvio, que não jogou na pré-época, será titular, assim como Rodrigo ao lado de Cardozo. O técnico projeta um 4x1x3x2, com Bruno César a atuar pela esquerda e Witsel pelo corredor central.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo; Javi Garcia, Witsel, Salvio, Bruno César; Rodrigo e Cardozo.

SP. BRAGA: Beto; Salino, Douglão, Paulo Vinícius, Ismaily; Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Amorim; Alan e Lima.

Com diferentes argumentos e estatuto, dois candidatos ao título medirão forças este sábado, no Estádio da Luz, a partir das 20.15. Benfica e Sporting de Braga disputam aquele que é o "jogo grande" da primeira jornada da Liga, numa espécie de "clássico moderno" do futebol português.

Os dois clubes têm, para além dos ambicionados três pontos em disputa, o desafio de porem fim aos "fantasmas" que assombram a partida na Luz. O Benfica, por exemplo, não vence na ronda inaugural do campeonato há sete anos - a última vez foi em 2004, em Aveiro, com um triunfo por 2-3 diante do Beira-Mar. Jorge Jesus já garantiu que os encarnados têm "a dinâmica e qualidade" necessárias e que "estão reunidas todas as condições para vencer" na estreia no campeonato. Luisão, à margem das polémicas com o árbitro alemão Christian Fischer, será titular no eixo defensivo, garantia dada por Jesus.

José Peseiro, de regresso ao futebol português sete épocas depois, tem a seu favor o facto de nunca ter perdido na estreia por nenhum clube, mas o Sporting de Braga depara-se com uma enorme malapata na Luz: nunca venceu no recinto dos encarnados, e já lá vão 49 jogos e 65 épocas. Os bracarenses já venceram uma vez na condições de visitantes - em 1954, por 1-0 - mas na altura o jogo disputou-se no Estádio Nacional. José Peseiro, que assume uma candidatura "a títulos" na Pedreira, prometeu um Braga sem "comportamento de subserviência com o adversário".

*Equipas prováveis.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub