Justiça arquiva o dossiê "Operação Galgo"

O alegado caso de doping no atletismo espanhol, conhecido como "Operação Galgo" foi definitivamente arquivado por "falta de provas", garantiram fontes judiciais em Madrid.

A juíza Mercedes Perez ordenou "encerrar o processo" interposto contra doze arguidos, num despacho de 24 de maio.

A justiça espanhola encerrou oficialmente o dossiê "Galgo" que investigava uma alegada rede de doping espanhola no atletismo após ter realizado um investigação com escutas telefónicas, buscas e recolha de declarações.

A Audiencia Provincial de Madrid validou a decisão de anular as escutas obtidas pela Guarda Civil, após junho de 2010, à campeã mundial de 2009 nos 3.000 m com obstáculos Marta Dominguez .

O tribunal apoiou este arquivamento porque o pedido da polícia "não contêm qualquer indício ou suspeita fundamentada objectivo sugerindo que os arguidos cometeram um delito de dopagem."

A operação arrancou no verão de 2010, tendo levado à detenção de vários treinadores de atletismo e até da atleta Marta Domínguez, num autêntico escândalo que varreu o país vizinho.

O nome de Francis Obikwelu também foi muitas vezes associado aos registos telefónicos, alegadamente por ter telefonado aos dos treinadores envolvidos.

O português terá ligado a Manuel Pascua a perguntar "o que fazer" antes de um controlo antidoping.

O campeão europeu nos 100 e 200 metros, em 2006, terá telefonado a Maria José Martínez, mulher do técnico Manuel Pascua e também treinadora, assustado por ter sido alvo de controlo surpresa.

Últimas notícias

Avisos de ondas de 14 metros, alerta para neve em onze distritos, linha da Beira Alta cortada, inundações, estradas cortadas, deslizamentos de terras, Aveiro é distrito mais afetado, seguindo-se Braga, Coimbra e Porto. Há reforço de vigilância no rio Douro, Coimbra já ativou plano de emergência, baixa de Águeda está inundada. Há dez distritos sob aviso laranja. Sete estão em alerta máximo.

Partilhar

Mais popular